Agronegócio

Fundepar firma 152 contratos com agricultores

Curitiba – O Instituto Fundepar, formalizou ontem a maior contratação da agricultura familiar para atendimento às escolas estaduais com merenda escolar. Foram assinados 152 contratos, com 144 cooperativas e associações de agricultores espalhadas pelo Estado. A agricultura familiar está presente nos 399 municípios do Paraná.

Os contratos somam quase R$ 8 milhões e vão beneficiar cerca de 21 mil pequenos agricultores. Atualmente, são servidas mais de 1,1 milhão de refeições diárias aos alunos das 2.146 escolas estaduais paranaenses.

O Fundepar reforçou o pedido para a criação de um grupo de trabalho intersetorial com a finalidade de regulamentar a Lei Estadual 16.751/2010 e que instituiu, no ensino fundamental e médio, a merenda orgânica no Paraná.

Ao todo, são gastos R$ 86 milhões na alimentação dos estudantes, um consumo estimado em cerca de 20 mil toneladas de alimentos por ano. “O Estado acredita na agricultura familiar e aposta no desenvolvimento dos pequenos trabalhadores rurais. Acredita, também, numa alimentação mais saudável e que ajude os nossos jovens terem uma formação física e intelectual mais completa”, disse o presidente do Instituto Fundepar, Ségio Brun.

Enlatados

O secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, explicou que, além de acabar com a utilização de alimentos enlatados na merenda escolar, o objetivo do programa é possibilitar que as associações e as cooperativas de pequenos agricultores planejem melhor sua produção e tenham maior lucro com ela.