Cotidiano

Fundamentos econômicos do Brasil melhoraram, diz diretor da Moody?s

SÃO PAULO – Os fundamentos econômicos do país melhoraram após o impeachment de Dilma Rousseff no ano passado, disse Bart Oosterveld, diretor-gerente da agência de classificação de risco Moody?s, em entrevista em São Paulo nesta segunda-feira. A grande questão para o Brasil agora é quando o crescimento e a criação de emprego retornarão, segundo ele.

A América Latina é um ?ponto brilhante? em relação ao resto do mundo:

? O Brasil tem instituições fortes, um banco central forte ? sustentou. ? Primeiro, precisamos resolver o outlook, que é atualmente negativo ? disse ele quando questionado sobre uma possível atualização para a classificação soberana do Brasil.

Em um contexto global, as preocupações políticas do Brasil não são tão alarmantes quanto as de outros mercados emergentes, como a Turquia, segundo Oosterveld.

Em fevereiro de 2016, a Moody?s rebaixou o Brasil para ?Ba2?, dois níveis abaixo do grau de investimento (uma espécie de ?selo? de bom pagador). Na sexta-feira,, as classificações do Brasil foram confirmadas em ?BB? pela agência Standard & Poor?s.

Também nesta segunda-feira, a agência Fitch afirmou que as autoridades brasileiras têm avançado no combate aos desequilíbrios fiscais e econômicos nos últimos meses, mas o fraco crescimento e um grande déficit fiscal significam que a estabilização da dívida pública continua sendo um desafio. Em relatório, a agência prevê que o Brasil saia da recessão neste ano, mas a leitura da contração do PIB brasileiro no terceiro trimestre de 2016 apresentou fraqueza no investimento e no consumo.