Cotidiano

Fundação Trump admite que desviou fundos para seus negócios

WASHINGTON – A fundação de Donald Trump admitiu que violou a lei que proíbe organizações sem fins lucrativos destinar fundos para fins próprios ou para ajudar seus negócios ou sua família. É o que revela uma declaração fiscal de 2015 realizadas pelos advogados do presidente eleito e obtida pela publicação Guidestar, que analisa informações tributárias.

A declaração em uma documento da agência tributária dos Estados Unidos (IRS, na sigla em inglês) mostra que os representantes de Trump reconheceram ter desviado “ingressos ou ativos para uma pessoa inabilitada”, que poderia ser o empresário ou algum membro de seu império imobiliário, e ter realizado práticas semelhantes no passado, segundo publicou na terça-feira o jornal “The Washington Post”. Mas o documento não detalha exemplos concretos.

Violações deste tipo podem ser objetos de sanções. A Promotoria de Nova York tem aberta uma investigação sobre a controvertida Fundação Trump depois que o Post publicou informações sobre possíveis casos de desvios de fundos desde 2007. Por exemplo, havia sido utilizado dinheiro da fundação para encerrar ações judiciais contra projetos de suas empresas, desvinculados da sua organização de caridade. Em um leilão, a fundação também teria pago por um retrato de Trump que está em uma de suas propriedades empresariais na Flórida.

A admissão de uma presumível irregularidade fiscal se tornou conhecida poucos dias depois que o magnata concordou em pagar 25 milhões de dólares para encerrar os casos por acusações de negligência na Universidade Trump, que funcionou entre 2004 e 2010, e oferecia cursos sobre negócios imobiliários e habilidades empresariais.

Ambas polêmicas, da fundação e da universidade, perseguiram Trump durante a campanha eleitoral que derrotou a democrata Hillary Clinton. O republicano parece querer enterrar qualquer controvérsia antes de sua posse como presidente em 20 de janeiro.