Cotidiano

Fundação estuda reforma para Paranhos

O trabalho já foi iniciado e se destina não só a enxugar o quadro de secretarias, mas também em dar mais eficiência à administração

Cascavel – Leonaldo Paranhos contratou da Fundação Dom Cabral um estudo técnico e jurídico para embasar a reforma administrativa que pretende implementar assim que assumir a Prefeitura de Cascavel, em janeiro próximo. O trabalho já foi iniciado e se destina não só a enxugar o quadro de secretarias, mas também em dar mais eficiência à administração.

De acordo com Fernando Dilemburg, que comanda a equipe de transição de governo do prefeito eleito, o estudo deve estar concluído na primeira quinzena de novembro e ainda não há nada definido em relação às mudanças a serem feitas.

Especula-se que a intenção de Paranhos é criar uma supersecretaria de gestão, que absorveria as pastas de Governo, Antidrogas, Comunicação e Assuntos Jurídicos – atualmente a prefeitura tem 17 secretarias e quatro autarquias (Cettrans, Cohavel, Fundetec e Acesc).

Também haveria fusão do Esporte com a Cultura e do Meio Ambiente com a Agricultura. Em relação às autarquias, fala-se na extinção da Cettrans, que enfrenta grave crise financeira.  “A intenção é fazer um enxugamento da máquina pública que não acarrete prejuízo para a população”, sustenta Dilemburg.