Cotidiano

Funcionários do restaurante Harrods passam a receber 100% da gorjeta

Os trabalhadores do restaurante Harrods, em Londres, ganharam uma batalha judicial e, a partir de agora, receberão 100% das gorjetas pagas pelos clientes. Os patrões admitiram que ficavam com cerca de 50% do valor, apesar do sindicato dos trabalhadores acreditar que fosse em torno de 75%. Além disso, a empresa reduzirá, a partir de abril, a taxa de serviço de 12,5% para 10% cobrada aos clientes.

Em entrevista ao jornal The Independent, o secretário geral do sindicato dos trabalhores United Voices of the World (UVW), Petros Elia, afirmou que creditava que o restaurante aceitou essas mudanças para evitar maior exposição e constrangimento público:

– Harrods cedeu à pressão dos funcionários, da mídia e do sociedade. Não tem nada a ver com boa vontade. Eles rejeitaram a reclamação quando foram notificados pela primeira vez – afirmou.

Segundo ele ainda, os clientes não sabiam que parte dessa quantia ficava para o restaurante. Além disso, o secretário explica que deveria existir uma legislação específica sobre a distribuição de gorjetas ir toda para os trabalhadores. A única lei existente diz que não se pode usar o valor para completar o salário mínimo do funcionário. Para os trabalhores isso já é significativo, porque muitos recebem baixos salários, mas ainda não é o suficiente.

Uma ex-garçonete do Harrods, que não quis se identificar, explicou que a prática do restaurante de ficar com parte da taxa de serviço acontecia pelo menos desde 2011 e que o restaurante ficava sempre cheio de clientes estressados, fazendo com que os funcionários, muitas vezes, fossem mal tratados.

Outros estabelecimentos também sofreram pressão e críticas a respeito da distribuição adequada de gorjetas, incluindo a loja de departamentos Fortnum e Mason e o restaurante Le Gavroche.