Cotidiano

Funcionários da TV Cultura decidem entrar em greve na quinta-feira

SÃO PAULO – Radialistas e jornalistas das Rádios e TV Cultura realizaram assembléia na tarde de segunda feira em que decidiram decretar greve a partir de quinta-feira.

O principal ponto da pauta é o reajuste pelo INPC dos salários de radialistas, congelados desde maio de 2014, com aumento real de 3%. E pelo mesmo índice dos vencimentos dos jornalistas, congelados desde de dezembro de 2013. Pedem também abono de um salário a ser pago a partir de janeiro do próximo ano. E planejamento de escala de folga e de trabalho com no mínimo um mês de antecedência.

O Sindicato dos Radialistas do Estado de São Paulo informa que está negociando com a Fundação Padre Anchieta, mantenedora das rádios e da emissora, desde junho. Mas as conversas não avançaram.

Em 2015, houve paralisação em junho e, após a demissão de mais de 50 funcionários, uma nova assembleia foi feita em julho para garantir depósito de fundo de garantia e pagamento de direitos trabalhistas.

Em nota, a fundação disse respeitar a decisão dos funcionários radialistas e jornalistas:

“A direção vem mantendo constantes negociações junto aos órgãos governamentais, no sentido de conseguir melhorias em benefício de seus colaboradores. No último mês, a FPA teve autorização junto ao Conselho de Defesa dos Capitais do Estado (CODEC) para reajustar o vale-refeição de seus colaboradores, com recursos próprios.

Todas as providências necessárias para manter as atividades administrativas e as emissoras no ar estão sendo tomadas pela instituição, que permanece aberta ao diálogo com os sindicatos e colaboradores.”