Esportes

Função soneca: Remo diminui imagem de madrugador na Olimpíada do Rio

13839751_1422775557737730_995107286_o.jpg

“Deus ajuda quem cedo madruga” é um ditado que, no imaginário popular, parece cair como luva no remo. Quando se fala neste esporte, acordar (e treinar) antes do sol nascer é a primeira imagem que vem à cabeça de muita gente. Mas a história é outra na Olimpíada do Rio. No sábado, por exemplo, era difícil encontrar algum remador na água da Lagoa Rodrigo de Freitas nas primeiras horas da manhã.

Remo na Lagoa – 30.07

Até por volta de 7h30m, o movimento na água e no Estádio de Remo era fraco. Os dedos da mão – e só uma delas – eram o suficiente para contar o número de barcos em ação. Era como se todos tivessem acionado a “função soneca”, que atrasa os despertadores em telefones celulares, para ter alguns minutos a mais de sono.

A frequência só aumentou a partir de 8h30m, quando três ônibus especiais para transporte de delegações chegaram da Vila dos Atletas. E a queda do dogma de acordar cedo mostrou ter ido além de fronteiras. A torre de babel motorizada misturava remadores de delegações numerosas, como EUA, Nova Zelândia e França, e também de países com menos representantes no esporte, como Chile, Peru, Espanha, Angola e Azerbaijão. Durante os Jogos, as provas de remo só começam a partir das 8h30m.

A remadora brasileira Fernanda Nunes considera a imagem de que só é possível praticar remo de madrugada um dos preconceitos que cercam o esporte. Fernanda, que competirá no double skiff peso leve na Olimpíada do Rio ao lado de Vanessa Cozzi, reconhece que os treinos de equipes competitivas acontecem cedo, e lembra de atividades que já começaram às 4h30m da manhã. Mas não é sempre assim. Os treinos olímpicos na Lagoa, por exemplo, só são abertos oficialmente às 7h. Antes disso, ninguém entra.

– O remo pode ser praticado em vários horários. Não tem treino só às 6h da manhã. Antes da Olimpíada, por exemplo, estávamos treinando em Brasília e vimos muita gente entrar na água às 9h, 10h da manhã. Também há janela de treinos à tarde, inclusive para a Olimpíada – explica Fernanda, que chegou com o restante da delegação brasileira por volta de 7h40m.

13898649_1422774864404466_1307678455_o.jpg

No sábado, embora a maioria dos atletas tenha chegado às 8h30m, nem todos foram imediatamente para a água. As equipes femininas de EUA e China, por exemplo, decidiram fazer uma leve corrida de 10 minutos pela margem da Lagoa na região do Parque dos Patins, área que costuma receber muitos “atletas de fim de semana” – exceto atualmente, por estar cercada para ser usada exclusivamente pelos atletas olímpicos.

Só depois do exercício tipicamente carioca, quando o relógio passava das 9h, americanas e chinesas finalmente pegaram seus barcos. As americanas, vale lembrar, são favoritíssimas ao ouro na prova feminina de Oito Com Timoneiro. Ao que parece, sucesso não é exclusividade de quem cedo madruga.

POR QUE TÃO CEDO?

Há alguns motivos para a tradição madrugadora do remo no Brasil. Como os treinos podem durar até quase três horas, o início nas primeiras horas da manhã ameniza o impacto do sol nos atletas. Além disso, no caso do Rio de Janeiro, o vento costuma ser mais fraco no início do dia.

Outra explicação é que a maioria dos atletas de nível competitivo realiza duas sessões de treinos por dia, uma delas do meio para o fim da tarde. Assim, o treino no começo da manhã proporciona um intervalo maior até a segunda sessão. No caso de atletas que não vivem do esporte e têm outros compromissos estudantis ou profissionais, o treino no começo da manhã também se adapta melhor à agenda.