Cotidiano

Funai critica ?teor invasivo? em imagens de índios isolados

63455507_Soc 22-12-2016 - Acre - registro raro de indios de uma tribo isolad.jpg

RIO ? A Fundação Nacional do Índio (Funai) fez duras críticas à veiculação de reportagem na ?National Geographic?, repercutida pela imprensa nacional, com imagens de um tribo indígena isolada no estado do Acre. De acordo com o órgão, trata-se de um desrespeito aos índios ?que se mantém em isolamento por decisões próprias?.

LINKS INDIOS

?O teor invasivo do sobrevoo e, consequentemente, das fotografias pode ser percebido no semblante de terror dos indígenas e na postura de ataque ao empunhar arcos e flechas contra a aeronave?, criticou a Funai, em comunicado divulgado nesta sexta-feira. ?Os efeitos de uma violência simbólica desse nível são social e culturalmente imensuráveis?.

A Funai refuta o argumento de que a divulgação de imagens como as capturadas pelo fotógrafo Ricardo Stuckert contribuiriam à proteção das tribos, por chamar a atenção do público para o tema. Esse ponto foi destacado em entrevista ao GLOBO pelo sertanista José Meirelles, que trabalhou por muitos anos na Funai e acompanhava Stuckert durante o sobrevoo. Meirelles informou ter conhecimento desses índios desde 1989, mas, até então, não havia motivos para dar visibilidade a eles, pois viviam em segurança, o que não acontece mais.

? Eles transitam na fronteira e, quando estão do lado do Peru, ficam expostos à ação de garimpeiros e madeireiros ilegais. Muitas vezes, acabam levando tiros ? alerta. ? E com as últimas sinalizações do governo brasileiro sobre a revisão de demarcações de terras indígenas e a falta de recursos na Funai, tememos que eles fiquem mais vulneráveis também do lado brasileiro.

63455523_Soc 22-12-2016 - Acre - registro raro de indios de uma tribo isolad.jpg

Para a Funai, esse tipo de trabalho ?atende somente aos interesses de venda de notícias sensacionalistas, não segue estratégias de proteção territorial e se omite diante dos direitos dos povos indígenas?.

?Prova disso é o fato de que o trabalho foi realizado à revelia dos trâmites necessários ao controle de acesso a Terras Indígenas, inexistindo autorização de ingresso ou observância do direito de imagem, o que configura violação de direitos fundamentais preconizados na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho?, afirma a nota.

O órgão destaca que a legislação indigenista tem mecanismos de proteção aos povos indígenas isolados e de recente contato, ?de maneira que a Funai tomará providências para a devida responsabilização dos autores e envolvidos, assim como para o resguardo dos povos indígenas em questão?.