Policial

Fugas expõem problemas no sistema prisional

Presos fugiram da carceragem da 15ª Subdivisão Policial e também da Penitenciária Estadual de Cascavel

Cascavel – O sistema prisional de Cascavel está à beira de um colapso. Com capacidade para 130, mas abrigando quase 500 presos, a 15ª SDP (Subdivisão Policial) foi palco de mais uma fuga de presos na madrugada de ontem, a quinta desde o início do ano. Desta vez, 16 detentos fugiram da unidade e apenas três haviam sido recapturados até o fim da tarde.

Como se não bastasse, a PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel), apontada como solução para desafogar a cadeia pública, registrou duas fugas em menos de uma semana. No sábado, quatro presos haviam escapado da unidade. Ontem, mais sete conseguiram fugir e três deles foram recapturados.

As fugas nas duas unidades aconteceram justamente no mesmo dia da visita do diretor do Depen (Departamento de Execução Penal do Paraná), Luiz Alberto Cartaxo, à cidade. A vinda dele a Cascavel já estava programada, segundo o órgão. Em entrevista à imprensa, Cartaxo disse que as constantes fugas na 15ª SDP são reflexos da superlotação do local.

Ele reiterou que a demolição do cadeião deverá ocorrer com o término das obras da PEC, previsto para dezembro. O que preocupa a população é o fato de a penitenciária também ser palco de constantes fugas.

A FUGA DA PEC

Na fuga de ontem, segundo o Depen, os presos abriram um buraco na cela e saíram pelo telhado. “Os agentes flagraram a movimentação e conseguiram capturar outros três detentos ainda no interior da unidade. Forças policiais fazem buscas na região. Um procedimento administrativo será aberto para apurar o caso”, afirmou o órgão.

Estão foragidos da PEC Igor Aparecido de Matos, João Adriano dos Santos, Maik Júnior da Silva e Robson Antônio Magalhães dos Santos. No último sábado quatro detentos haviam fugido da unidade pelo telhado, após abrirem um buraco pela entrada de ar da cela.

15ª SDP

A fuga de ontem da 15ª SDP também foi a quinta do ano. Os presos saíram após quebrar parte de uma viga e pular o muro próximo à caixa d’água. Três foram recapturados: Cleyton Bonete de Moura, José Júnior Farrapo Ribeiro e José Leonardo Leite do Nascimento. Seguem foragidos Adriano Santos Prestes, Anderson Luiz de Amorim, Anderson Oliveira de Gracia, Andre da Silva, Augusto Choptian Junior, Dirlei Cezar, Marcos Fernando de Souza, Moises Garcia Fonseca, Osmar Caetano, Rafael Antonio Oliveira Santos, Rodrigo Roger de Paula Correa, Rodrigo Rufino de Oliveira e Wesley Cristiano Lisboa Martins.