Policial

Fuga coloca penitenciárias do Paraná em alerta geral

De acordo com a Sesp, dos 28 presos que conseguiram escapar da unidade, dois foram mortos na fuga na Penitenciária Estadual do Paraná

Curitiba – Por conta da fuga de mais de 30 presos da PEP (Penitenciária Estadual do Paraná), em Piraquara, região Metropolitana de Curitiba, no fim de semana, o Depen (Departamento de Execução Penal do Paraná) suspendeu as visitas e as entregas de sacolas para detentos de todo o sistema prisional do Estado por tempo indeterminado.

Na madrugada de domingo, 28 presos conseguiram fugir da penitenciária após uma explosão provocada deixar um buraco no muro da unidade. Para a Sesp (Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária), a fuga em massa se trata de uma ação orquestrada por organizações criminosas.

“Trata-se de uma ação orquestrada há muitos dias, preparada. A Polícia Civil vai investigar os envolvidos neste plano de fuga e as forças de segurança do Estado estão agora empenhadas para recapturar os detentos que conseguiram fugir”, avaliou o secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita.

De acordo com a Sesp, dos 28 presos que conseguiram escapar da unidade, dois foram mortos na fuga. Com eles, foram encontradas uma metralhadora calibre 9mm e mais de 300 munições calibre 556. Outros quatro detentos foram localizados em uma chácara nas proximidades da unidade. Eles estavam com três fuzis e duas pistolas. Três foragidos morreram em confronto com a Polícia Militar na manhã de ontem.

A situação que já era de apreensão por conta de massacres de presos em outros presídios do País – o último deles no Rio Grande do Norte, onde 26 internos foram mortos durante uma rebelião no fim de semana – ficou ainda mais crítica. Em todo o Estado, agentes e policiais foram colocados em alerta geral para a possibilidade de novas fugas e motins. “Nossas polícias já estão em alerta desde outubro do ano passado, em um momento que nós identificamos que havia uma guerra entre facções em andamento, tanto é que a resposta hoje [domingo] foi adequada sob a ótica policial e nós precisamos somar ações ostensivas também no interior do Estado, em Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu, onde pode haver atuação do crime organizado”, finalizou o secretário.

Telêmaco Borba

Em Telêmaco Borba, região dos Campos Gerais, quatro bandidos armados invadiram a Delegacia de Polícia Civil e soltaram nove presos. A ação, que durou em torno de dez minutos, foi registrada na madrugada de ontem. Os criminosos atiraram contra agentes carcerários que estavam de plantão e explodiram um dos portões com dinamite e arrebentaram os cadeados de quatro portas até retirarem os presos. Quatro detentos fugiram de carro e cinco a pé. Até a tarde de ontem, nenhum havia sido recapturado.