Agronegócio

Fruticultura: chegou a hora da poda

Com a chegada do frio, o agricultor precavido sabe que está chegando a hora correta da poda e o ritual do corte está para começar. Todo ano é a mesma coisa. Mas por que fazer a poda? Por que deixar esse ao aquele ramo? Qual o verdadeiro objetivo da poda? Devo ou não devo cortar?

Segundo o técnico do Instituto Emater em Toledo Célio Potrich, essas são as perguntas que mais são ouvidas desde um simples possuidor de uma fruteira de fundo de quintal até um grande fruticultor. Portanto, é importante saber qual é a finalidade da poda.

Sabe-se que essa prática é realizada para dirigir a planta segundo a vontade do homem, como no campo da estética em algumas árvores, arbustos e jardins ornamentais, na fruticultura ela é utilizada para regularizar a produção e melhorar a qualidade dos frutos.

A poda é umas das práticas culturais mais importantes realizadas em fruticultura que, com outras atividades não menos importantes, torna o pomar muito mais produtivo.

Existem diversos conceitos para o termo “poda” dentre os quais é possível citar: que se refere ao conjunto de cortes executados numa árvore, com o objetivo de regularizar a produção, aumentar e melhorar os frutos, mantendo o completo equilíbrio entre a frutificação e a vegetação normal; é a arte e a técnica de orientar e educar as plantas, de modo compatível com o fim que se tem em vista; é a técnica e a arte de modificar o crescimento natural das plantas frutíferas, com o objetivo de estabelecer o equilíbrio entre a vegetação e a frutificação; É a remoção metódica das partes de uma planta, com o objetivo de melhorá-la em algum aspecto de interesse do fruticultor.

A importância de se podar varia de espécie para espécie, assim poderá ser decisiva para uma, enquanto para outra ela é praticamente dispensável.

Importância

Com relação à importância, as espécies podem ser agrupadas em: Decisiva: Videira, pessegueiro, figueira, Relativa: Pereira, macieira, caquizeiro e Pouca importância: Citros, abacateiro, mangueira. Tem também como importante função evitar a alternância da produção (um ano produz outro não), lembra Potrich.

Modelamento

Sabe-se que na natureza as plantas crescem sem qualquer modelamento, buscam sempre a tendência natural de crescerem em direção à luz, tomando a forma vertical, e com isso perdem a regularidade de produção.

Para que seja possível realizar tal modelamento, não está em simplesmente cortar esse ou aquele ramo, dessa ou com aquela espécie. Cada fruteira tem o seu hábito específico de frutificação, tendo consequentemente, exigência muito diversa quanto à poda. E quanto a isso, devemos entender o básico de como funciona a planta frutífera, para adaptarmos a cada espécie que pretendemos podar.