Cotidiano

Frutas podem elevar a renda em propriedades

Cursos em Santa Helena e Santa Tereza mostraram como formar pomares comerciais

Santa Helena – O Programa Redes de Referência à Agricultura Familiar promove capacitações sobre fruticultura e um dos mais recentes ocorreu no Oeste. O repasse dos conteúdos ocorreu no Instituto Agronômico do Paraná, em Santa Tereza do Oeste, e no Centro Avançado de Pesquisas e na Universidade Federal Tecnológica do Paraná, em Santa Helena.

Nos temas abordados pelos especialistas estiveram a produção comercial de abacaxi, maracujá, uva, manejo do solo, poda, enxertia e outras definições. Os eventos foram realizados pela Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná e Iapar. De acordo com o técnico Daniel Mol, participaram dos dias de curso cerca de 150 agricultores. “E todos tiveram avaliação positiva dos encontros, que repassaram informações importantes para a produção das fruticulturas e formação de pomares”, diz ele.

“O curso passou informações das culturas, alguns agricultores já iniciaram o cultivo por intermédio dos projeto da Biolabore e agora reforçaram a questão das técnicas serem trabalhadas. Sem contar que puderam tirar as dúvidas diretamente com os especialistas sobre os assuntos”, diz Daniel. Um dos pontos altos do encontro foi a palestra em relação ao manejo de solo tratado sobre questão de adubação manejo, gesso agrícola, um sistema pouco utilizado, que é importante pra região. 

O técnico da área de socioeconomia do Instituto Agronômico do Paraná, Etiene Leite Junior, afirma que momentos como esses terão continuidade. “Participaram estudantes, trabalhadores da área de fruticultura, capacitando profissionais e alavancando projetos na área”, reforça o responsável.