Cotidiano

Frota de veículos cresceu 23% nos últimos cinco anos na cidade

Novos emplacamentos tiveram queda significativa no ano passado

Cascavel – A gerente de restaurante Angela dos Anjos fez um planejamento em 2015 para trocar de carro. Na hora da compra, optou por um modelo mais econômico, além das condições de pagamento facilitadas.

“Queria trocar de carro há mais tempo, mas somente no ano passado tive a oportunidade. Dei 60% de entrada e financiei o restante”, afirma.

Assim como ela, milhares de motoristas trocaram de carro nos últimos cinco anos em Cascavel.

Segundo dados do Detran (Departamento de Trânsito do Paraná), em 2011 Cascavel contava com 170.223 veículos e em 2015 fechou com 208.753 veículos, aumento significativo de 23% na frota.

Mas ao comparar 2014 com 2015, a frota teve um crescimento de apenas 4%. Cascavel fechou o ano de 2015 com 208.753 veículos e em dezembro de 2014 eram 201.271.

Economistas e especialistas reforçam que isso se deve às altas taxas de juros. Só trocou de carro nos últimos meses quem realmente planejou. Até as análises de crédito ficaram mais criteriosas com a crise nacional na hora de aprovar novos financiamentos.

Para o gerente de concessionária Diego Wagner Horn, a queda nas vendas está diretamente ligada à crise econômica e política.

“O cliente está pensando muito antes de tirar um carro novo da loja. Ele estuda o orçamento várias vezes e se a parcela não cabe no bolso, deixa de comprar. A crise e juros de até 24% ao ano tem colaborado com a queda nos financiamentos”, destaca.

Nem as promoções e parcelamentos sem juros têm atraído os consumidores.

“A troca do carro novo está sendo adiada por muita gente. A insegurança no trabalho fez com que muitos adiassem o sonho. Acredito que enquanto a situação no País não melhorar, vamos seguir nesta fase ruim”, disse.

Novos emplacamentos

Os novos emplacamentos tiveram queda significativa em Cascavel no ano passado. Segundo dados do Detran, ao longo de 2015 foram emplacados 6.620 veículos e em 2014 haviam sido 8.908, uma diminuição de 26% se comparados os períodos.

Números parecidos com o controle interno na concessionária onde Diego Wagner Horn é gerente. Em 2014 foram comercializados 631 novos carros, média de 21 unidades por mês, enquanto em 2015 foram 442, ou seja, uma redução nas vendas de 30%.

“Para tentar mudar o cenário, estamos com várias promoções onde o cliente pode dar 60% de entrada e parcelar o restante em 36 vezes sem juros, ou ainda 40% de entrada mais 1,19% de juro ao mês. Aceitamos veículos usados na entrada que serão vistoriados e passados por analises”, acrescenta.

(Com informações de Eliane Alexandrino)