Cotidiano

Frota de utilitários cresce 874%

A frota de veículos utilitários emplacados em Cascavel saltou das 247 unidades em abril de 2008 para 2,4 mil emplacamentos no mesmo período deste ano, conforme dados disponíveis no site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito do Paraná) e comparados com exclusividade pelo Hoje News. O crescimento chega os 874%.

Conforme o gerente de vendas de uma concessionária de Cascavel Avanildo Krause, o pico de comercialização dos utilitários começou em meados de 2009. “Nesse período foi o início da grande procura por esse tipo de veículo que se estende até os dias atuais”.

Krause conta que um dos motivos para o aumento da frota são os descontos ofertados aos produtores rurais, que chegam a alcançar a cifra de R$ 30 mil, dependendo do modelo. “Os descontos ficam aproximadamente em 25% sobre o valor do produto. Esse tipo de veículo é muito procurado, representando 50% das vendas da empresa em Cascavel”, calcula.

Segundo o gerente, esses carros possuem um mix operacional: “Além de servir para diversas formas de trabalho, também cabe para atividades de lazer e para várias funcionalidades que o condutor desejar”.

Conforme o gerente Maurício Monaretto, que atua em uma cooperativa de crédito do Distrito de Sede Alvorada, os produtores rurais, dependendo do segmento em que atuam, possuem benefícios tanto no valor a vista como no financiamento. “Existem planos para os produtores cujos descontos são direto com o fabricante dos veículos, então praticamente todos trocam de carro com os benefícios concedidos à categoria”.

Monaretto explica que no financiamento o produtor tem juros diferenciados dos demais compradores, mas nem todos os veículos entram nos benefícios. “Os utilitários estão entre os que se enquadram nos programas. É o carro que o produtor usa para suas funções no trabalho”.

Porém, mesmo com números expressivos na comparação de dez anos, pelo menos em Sede Alvorada houve queda de financiamento aos produtores. “Devido à crise, com os critérios novos estabelecido pelo governo ficou mais difícil de conseguir os benefícios, como o Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar], que recebe recursos do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social], que estabeleceu que os produtores de peixe e de hortifruti necessitam mais dos veículos para o trabalho”, explicou o gerente da cooperativa.