Policial

Fronteira ganhará fórum de combate ao tráfico humano

A criação será durante o Seminário Trinacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas que ocorrerá hoje e amanhã, no campus da Unioeste

Foz do Iguaçu – A região de Foz do Iguaçu vai ganhar um Fórum Permanente de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, com a participação de representantes do Brasil, Paraguai e Argentina. A criação será durante o Seminário Trinacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas que ocorrerá hoje e amanhã, no campus da Unioeste.

A abertura do evento, que tem o apoio da Itaipu Binacional por meio do PPCA (Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente), será às 19h, com palestras do delegado federal Marcos Leôncio, integrante do Conselho Nacional Tráfico de Pessoas, da antropóloga Márcia Sprandel e de Luz Gamelia, coordenadora do Ministério da Mulher do Paraguai.

Amanhã ocorrerão mesas redondas e grupos de trabalho para debater o assunto. “Há anos Itaipu apoia projetos e campanhas em prol da redução do tráfico de pessoas e agora será uma das articuladoras pela união de forças entre os países da fronteira no combate a esse crime”, disse Maria Emília Medeiros de Souza, coordenadora do PPCA.

Segundo ela, o local e a forma de funcionamento do fórum serão definidos durante o seminário. A ideia é unir forças contra esse tipo de crime, considerado a terceira atividade ilícita mais lucrativa (perde apenas para o tráfico de drogas e de armas) e que movimenta em todo o mundo cerca de US$ 32 bilhões por ano. “Nenhum país consegue escapar desse crime, que viola diretamente os direitos humanos. Acreditamos que juntos seremos mais fortes”, reforçou Maria Emília.

O fórum atuará em três eixos: prevenção, atenção e repressão. Para isso, as forças serão concentradas no incentivo à denúncia, pois muitas pessoas ainda sentem medo de denunciar e, com isso, o tráfico aumenta. Em 2014 a região chegou a ganhar um fórum para tratar do assunto, mas o projeto não avançou por falta de adesão. Desta vez, a expectativa é que o grupo seja implantado.