Cotidiano

Fronteira entre o Paraguai e a Argentina poderá ser reaberta entre setembro e outubro

Nesta semana, uma notícia trouxe esperança para as cidades vizinhas entre Paraguai e Argentina

Fronteira entre o Paraguai e a Argentina poderá ser reaberta entre setembro e outubro

A Argentina anunciou o fechamento de suas fronteiras no dia 15 de março de 2020, como forma de conter o avanço da covid-19 no país. Desde então, a entrada terrestre no país só é permitida para o transporte de cargas. Por via aérea, a entrada e saída de passageiros é controlada e acontece apenas pelo Aeroporto Internacional Ezeiza, em Buenos Aires.

Nesta semana, uma notícia trouxe esperança para as cidades vizinhas entre Paraguai e Argentina. A diretora-geral de Migrações do Paraguai, Ángeles Arriola, disse que as fronteiras entre os dois países poderão ser reabertas entre setembro e outubro deste ano. A informação foi dada após uma reunião entre Ángeles e representantes da Migração Argentina.

Porém, uma reabertura dependerá do avanço da vacinação no Paraguai. O país apostou no envio de vacinas através do mecanismo Covax, no qual adquiriu 4,3 milhões de doses, mas até o momento recebeu pouco mais de 300 mil doses. Para receber mais imunizantes, o governo tem fechado acordos diretamente com laboratórios particulares.

“Segundo as conversas que tivemos com nosso pares argentinos, eles esperam que entre setembro e outubro as fronteiras poderão ser reabertas, no qual vai depender do fluxo da vacinação”, disse a paraguaia, informando que uma nova reunião deve acontecer em Posadas (AR).