Cotidiano

Frio persiste e já afeta o trigo

Os termômetros vão permanecer estáveis, ainda com as temperaturas baixas e possibilidade de geada fina nas áreas consideradas mais baixas

Cascavel – A semana começou gelada em Cascavel, com os termômetros batendo na casa do 0ºC. Quem levantou cedo na segunda-feira e foi se exercitar no lago, testemunhou uma densa neblina e uma fina camada de gelo sobre a vegetação. O alento é que as temperaturas voltam a subir a partir de amanhã, de acordo com informações repassadas pelo Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná). Para o próximo fim de semana, os termômetros vão atingir mínimas de 14ºC e máxima de 27ºC.

Nesta terça-feira, a mínima será de 4ºC e a máxima de 19ºC. Os termômetros vão permanecer estáveis, ainda com as temperaturas baixas e possibilidade de geada fina nas áreas consideradas mais baixas. O sol aparece para minimizar as baixas temperaturas.

De acordo com o meteorologista do Simepar, Paulo Barbieri, novas massas de ar frio estão previstas para o Paraná até o fim do inverno. “As temperaturas baixas vão se perpetuar até o fim desta semana e com previsão de geada fina até lá”, destacou.

No campo, a principal cultura afetada é o trigo, mesmo ele sendo considerado mais resistente ao frio. Entretanto, como explica a economista do Deral (Departamento de Economia Rural) do escritório regional da Seab (Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento), Jovir Esser, as ocorrências de geadas na região de Cascavel podem comprometer o grão. A cultura ocupa uma área de 109.820 hectares em 28 municípios da regional. “Onde a geada pegar, mesmo que em camadas finas, vai afetar a cultura”, disse Jovir.

A expectativa inicial de rendimentos na região é de R$ 235 milhões na área de cobertura da região da Seab, em Cascavel. Isso, se a cotação da saca permanecer no patamar de R$ 45,50.