Cotidiano

Frimesa inicia nesta semana maior frigorífico da América Latina

Assis Chateaubriand – Nesta quinta-feira (19), a cooperativa central Frimesa começa a construir em Assis Chateaubriand o maior frigorífico da América Latina, que terá capacidade de abate de mil cabeças de suíno por hora. Na primeira etapa, que deve ser concluída ainda em 2018, serão investidos R$ 600 milhões, gerando mais de 3 mil empregos diretos.

“Após o lançamento da pedra fundamental [dia 19], começaremos com toda a parte de infraestrutura, terraplanagem, escavações e fundações. Esperamos que de 8 a 10 meses esteja concluída essa etapa para depois iniciarmos a obra civil e as instalações”, disse o diretor executivo da cooperativa, Elias Zydec.

Uma segunda fase de expansão, em 2024, prevê investimentos de mais R$ 350 milhões para que a cooperativa alcance até 2030 a capacidade de abater 15 mil suínos por dia.

O novo frigorífico ocupará uma área construída de 141 mil m² em uma propriedade de 115 hectares.

Filiadas

Com sede no município de Medianeira, a Frimesa é uma central formada por cinco cooperativas filiadas – Copagril, Lar, C.Vale, Primato e Copacol – e possui cerca de 4.900 produtores parceiros e fornecedores da matéria-prima para industrialização. É a maior empresa paranaense de abate e processamento de suínos (6.500 animais por dia) e está entre as maiores empresas do País de recebimento de leite (655 mil litros diários).

A cooperativa conta com cinco unidades industriais. Em Medianeira fica o complexo de processamento de carnes, enquanto as unidades de operação de leite se encontram em Marechal Cândido Rondon, Matelândia e Capanema, no Paraná, e em Aurora, Santa Catarina.

Em 2017, a Frimesa intensificou as ações de marketing para um portfólio que reúne mais de 400 produtos. “Este foi o ano que mais nos dedicamos às vendas, à comunicação, a ter uma maior penetração na mente do consumidor”, afirma Zydec. “Esse foi o nosso objetivo e creio que estamos conseguindo atingir. Os retornos estão muito bons, tanto em vendas como na valorização e na memorização da marca Frimesa por parte do consumidor”, acrescentou o executivo.

Na primeira etapa, investimento de R$ 600 milhões vai gerar mais de 3.000 empregos diretos