Cotidiano

Frimesa anuncia arrendamento de frigorífico

O município, tendo em vista ter investido recursos na obra e aguarda o retorno dos valores, deu a anuência após consulta às leis vigentes

Rondon – Desde sexta-feira reuniões foram realizadas para acertar detalhes sobre um importante passo para que as instalações do Frigorífico Radar entrem em funcionamento em Marechal Cândido Rondon. O desfecho se deu na manhã de ontem quando se reuniram o prefeito Moacir Froehlich, o vice-prefeito Silvestre Cottica, o vereador-presidente João Marcos Gomes, o diretor-presidente da Frimeza, Valter Vanzella, e o presidente da Copagril, Ricardo Chapla, além de assessores jurídicos e secretários. Eles trataram de detalhes do arrendamento por parte da Frimesa do Frigorífico Radar.

O município, tendo em vista ter investido recursos na obra e aguarda o retorno dos valores, deu a anuência após consulta às leis vigentes e constatada a possibilidade deste arrendamento. O Ministério Público também foi consultado e destacou não ter problemas com relação ao processo a ser firmado.

Vale ressaltar que os compromissos da empresa Radar, de propriedade de João Eduardo Ramalho, com o município de Rondon continuam, ou seja, os valores investidos deverão ser devolvidos ao município.

Ramalho destaca que a indústria está em fase final de construção e será entregue pronta para a Frimesa. “A Frimesa possui anos de experiência e, conforme dados repassados, possuem mais animais do que a capacidade de abate. Por isso, entramos em conversação para oferecer esse espaço. Num entendimento entre as partes chegou-se a conclusão que o arrendamento seria o mais viável. Marechal Cândido Rondon vai ganhar muito com mais essa unidade. A Frimesa está bem preparada para tocar esse empreendimento”.

O diretor-presidente da Frimesa, Valter Vanzella, explicou que a produção de suínos, através das cooperativas filiadas, no caso também da Copagril, está aumentando gradativamente, conforme o planejamento para a região. Ele lembrou que uma grande unidade será montada em Assis Chateaubriand, porém, há a necessidade momentânea de aumentar o número de animais abatidos diariamente, por isso este arrendamento é importante.

Geração de empregos

Valter Vanzella destacou que inicialmente deverão ser abatidos em torno de 800 suínos por dia na unidade e que deverão ser contratados cerca de 200 funcionários. “A estrutura de colaboradores básica e técnica que tem conhecimento da atividade para início dos trabalhos deverá vir de Medianeira, porém, os colaboradores da fábrica que atuarão diretamente com os animais, deverão ser contratados em Rondon e região”.