Cotidiano

Frida Kahlo: inspiração em sala de aula

Trabalhos envolvem a história de uma das mais influenciadoras artistas

Uma das maiores influências na sua área, na atualidade, a artista mexicana Frida Kahlo, falecida em 1954, tem inspirado artistas no mundo todo. Além do reconhecimento de suas obras, a artista foi um modelo de superação e luta em toda a sua vida. Ela enfrentou inúmeras dificuldades e passou por situações que até mesmo hoje levantariam polêmicas e causariam espanto na sociedade.

Diante das limitações físicas, a artista criou uma espécie de personagem colorida para camuflar suas dores, encontrando na arte uma forma de expressá-las. Frida, com sua imagem controversa, lutou por causas que ainda hoje não se resolveram. Por isso, lembrá-la e se inspirar nela é também uma maneira de protestar diante das desigualdades e do desrespeito às diferenças.

Com grande valor artístico, suas obras, quase todas autorretratos, hoje são expostas e estudadas pelo mundo todo. A artista, distante de padrões de beleza, mesmo sendo tão bela, tornou-se ícone até mesmo na moda, pela força que sua imagem expressa. Foi pensando nisso que a professora Lariana, juntamente com a professora Sabana, criaram um projeto baseado em Frida Kahlo.

A partir da atividade de reflexão do livro didático, sobre a obra “As duas Fridas”, a professora Lariana trabalhou com os alunos dos 7ºs anos, em suas aulas de português, a biografia de Frida Kahlo, fazendo com que os alunos refletissem toda a dor e o sofrimento da artista expressas em suas obras.

Em 2017, comemorou-se os 110 anos da artista plástica mexicana, por isso o projeto foi além do estudo da biografia e observação das obras. A professora Sabana, da disciplina de arte, apresentou aos alunos algumas de suas obras, explicando sobre a técnica utilizada pela artista, bem como a sua subjetividade. Após a análise das obras e o estudo das técnicas utilizadas por Frida, os alunos se inspiraram em um de seus autorretratos e em uma folha sulfite A3, fizeram uma releitura.

Também foi trabalhado nas aulas de produção textual, um artigo de opinião, com o tema: Padrões de Beleza. Os alunos puderam expressar sua opinião, através de mesa redonda e debates em sala, o assunto e a partir da leitura de alguns textos de apoio, como a música “Salão de Beleza”, de Zeca Baleiro, um texto do filósofo Lars Svendsen, sobre as normas de beleza e um texto sobre Frida Kahlo que a mostra na capa da revista Vogue Paris, em 1937, produziram um artigo de opinião.

"VIVA, FRIDA! Viva em mim, na menina que não atende ao padrão estético e na mulher que não pode ser mãe ou simplesmente não o quer. Viva na mulher que precisa enfrentar um mercado de trabalho que valoriza mais o homem. Viva naquelas que não têm o corpo saudável, que possuem limitações físicas, mas mesmo assim se superam dia a dia. Viva Frida em todas nós, com tua força, audácia e paixão!"