Cotidiano

Frente Parlamentar vai buscar melhorias para o Hospital Universitário

Diretoria encaminhará documento detalhando as necessidades do hospital

Cascavel – Representando os 11 integrantes da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento do Oeste do Paraná, os deputados estaduais Adelino Ribeiro, Leonaldo Paranhos, Márcio Pacheco e José Carlos Schiavinato fizeram na manhã de sexta-feira (18) uma visita de inspeção no Hospital Universitário.

Recebidos pela diretoria da instituição, eles andaram por todas as instalações, conversaram com pacientes abrigados em corredores e fizeram uma longa reunião para discutir as melhorias necessárias.

Nessa conversa ficou definido que quatro pontos serão tratados com mais urgência pela Frente Parlamentar: verbas de custeio, contratação de funcionários, aumento da capacidade de atendimento, obras e equipamentos.

A diretoria encaminhará até o início da próxima semana um documento detalhando todas as necessidades do hospital para que os deputados possam encaminhar as ações necessárias, entre elas audiências com as secretarias de Estado da Saúde e da Ciência e Tecnologia.

“O que mais nos preocupa no momento é a falta de funcionários e a limitação das verbas de custeio. De acordo com a direção, os recursos disponíveis para o ano vão durar só até agosto e depois disso o hospital enfrentará sérios problemas”, destacou Adelino Ribeiro.

Mais servidores

Durante a visita ao HU, os deputados constataram deficiência no quadro de funcionários, pois muitos se aposentaram e não houve reposição.

“O HU atua hoje com metade dos funcionários necessários e, por conta disso, algumas alas estão fechadas há cinco anos. Isso tudo acaba refletindo no atendimento”, afirma Adelino Ribeiro.