Cotidiano

Frente Parlamentar cobra mais leitos para o SUS

Durante quase duas horas os participantes debateram a falta de leitos hospitalares em Cascavel e região, em especial a utilização do recurso conhecido como Vaga 0

Cascavel – Representantes de diversas entidades públicas se reuniram ontem na Câmara de Vereadores para debater sobre o preocupante momento da falta de Vaga 0 aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) na rede hospital em Cascavel. A Frente Parlamentar de Fiscalização Permanente da Saúde, que organizou o encontro, pretende cobrar das autoridades estaduais e federais para ampliar o número de leitos destinados ao SUS.

O encontro realizado no plenário da Câmara reuniu dentre as autoridades o secretário municipal de Saúde, Reginaldo Andrade, o chefe interino da 10ª Regional de Saúde, João Gabriel Avanci, os deputados Adelino Ribeiro (PSL) e Leonaldo Paranhos (PSC) e vereadores.

Durante quase duas horas os participantes debateram a falta de leitos hospitalares em Cascavel e região, em especial a utilização do recurso conhecido como Vaga 0. O referido programa obriga os hospitais a receber pacientes com risco de morte ou sofrimento intenso mesmo sem vagas disponíveis.

No debate, foram levantadas as principais dificuldades de cada órgão diretamente envolvido no encaminhamento de pacientes. “Esta é uma reunião de emergência porque a saúde vive um momento dificílimo. Não podemos mais aceitar que pessoas morram nas UPAs sem conseguir transferência para um hospital”, afirmou o vereador João Paulo, presidente da Frente Parlamentar.

De acordo com diretor técnico da Secretária de Saúde, André Kamchen,  a UPA (Unidade de Prono-Atendimento) deveria apenas fazer os primeiros atendimentos e não manter pacientes internados.