Cotidiano

Frente fria traz chuva para todo o Estado

Há previsão para chuva até 20 de dezembro

Frente fria traz chuva para todo o Estado

Cascavel – Preparem os guarda-chuvas! Após uma semana de altas temperaturas, a chuva volta e deixa o clima mais ameno no Paraná. De acordo com o meteorologista Rodrigo Carvalho de Sousa, do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), uma frente fria se aproxima da Região Sul do País neste fim de semana e muda o clima no Paraná já neste domingo (13). “No fim de domingo, essa frente fria ingressa no Estado e traz chuva. Depois de dias com as temperaturas elevadas que tivemos, agora teremos queda nos termômetros”, informa.

Segundo Rodrigo, a frente fria evolui durante a semana, por isso há previsão para chuva até 20 de dezembro, com registros não tão localizados como vem acontecendo. “Como é uma frente fria, ela deve abranger todas as regiões, mas não há como precisar se o volume de chuva será semelhante em todas as localidades”, ressalta.

O volume de chuva na região oeste, de 13 a 20 dezembro, deve ficar acima dos 100 milímetros no total. Deve haver dias com volumes acima de 30mm.

Para domingo, pode haver formação de temporal. Por isso, antes da chuva, as temperaturas sobem bastante, devendo alcançar 36ºC ao longo do dia. Durante a semana, as máximas não devem passar de 30ºC, e as mínimas serão de 18ºC a 20ºC. Na quarta, a previsão indica que os termômetros não passarão de 24ºC ao longo do dia.

De acordo com os modelos gráficos do Simepar, a região de Cascavel é que deve registrar maior acumulado de chuva nesta semana, com 123,8 milímetros. Na região de Toledo, a previsão de volume acumulado no mesmo período é de 118,7 milímetros e, na região de Foz do Iguaçu, de 117,6 milímetros.

A Sanepar, que suspendeu o rodízio de abastecimento de água desta semana por conta da chuva registrada semana passada, informa que ainda não há como prever a situação para os próximos dias.

A companhia ressalta que estão sendo feitas avaliações diárias, que incluem a vazão dos rios, os níveis dos reservatórios e o comportamento do consumo urbano, que, por enquanto, está se mantendo estável. A definição da retomada do rodízio em Cascavel deve ser informada apenas na segunda-feira.