Cotidiano

Frente fria provoca chuva na Região Sul

O ar bastante úmido e quente estimula a formação de nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva em quase todas as regiões do Brasil

Frente fria provoca chuva na Região Sul

Uma frente fria avança sobre a Região Sul e chega ao litoral paulista espalhando nebulosidade. Durante esta quarta-feira (24), as áreas de instabilidade ganham força e provocam chuva por quase todo o Sul do Brasil. As condições para chuva também aumentam no estado de São Paulo.

Entre a tarde e a noite de ontem, áreas de instabilidades atuaram nas regiões próximas a divisa entre Paraná e Santa Catarina e no leste do Paraná, entre a Região Metropolitana de Curitiba e as praias, provocando chuvas significativas nas regiões. A instabilidade continua nas regiões, porém com chuvas fracas e isoladas. O mapa abaixo, mostra os acumulados de chuvas do dia de ontem registrados pelas redes de estações meteorológicas do Simepar e Inmet.

Outras áreas de instabilidade continuam se formando sobre as demais Regiões do Brasil. O ar bastante úmido e quente estimula a formação de nuvens carregadas que provocam fortes pancadas de chuva.
Durante esta quarta-feira, 24 de fevereiro, há condições para pancadas de chuva com raios em quase todo o Brasil.

Muitas áreas de instabilidade se desenvolvem e provocam chuva a qualquer hora do dia sobre a maioria das áreas das Regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste.

Sobre o Mato Grosso do Sul e sobre a maioria das áreas da Região Sudeste do Brasil, o sol aparece forte por várias horas e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.

Na Região Sul, as pancadas de chuva também tendem a acontecer a partir da tarde sobre o Paraná e no norte e oeste do Rio Grande do Sul. Mas sobre Santa Catarina, a chuva cai a qualquer hora.

O tempo fica seco, com predomínio de sol ao longo do dia no centro-sul e leste do Rio Grande do Sul, incluindo a grande Porto Alegre, na região metropolitana do Rio De Janeiro e em todo centro-norte do estado do Rio de Janeiro, no norte do Espírito Santo, no sul e centro-leste da Bahia, em Sergipe, no interior de Alagoas e em parte do agreste de Pernambuco.

Alertas meteorológicos para 24/2/2021
Para esta quarta-feira, há risco de chuva forte em áreas de todas as Regiões do país. Alerta para temporais sobre o Amapá e na faixa litorânea do Pará e do Maranhão.

Alerta para temporais sobre o centro-oeste e sul do Amazonas, Acre, Rondônia, sobre o sul do Pará, no Tocantins, o sul do Maranhão e do Piauí, no extremo oeste da Bahia e também sobre o centro-norte de Mato Grosso, norte de Goiás e o Distrito Federal.

Esta quarta-feira é com alerta para temporais também no Noroeste de Minas Gerais, na Grande Curitiba e no litoral do Paraná, e em todo o Estado de Santa Catarina.

Atenção para o risco de chuva moderada a forte no norte do Rio Grande do Sul, no centro e oeste do Paraná, no estado de São Paulo, no norte de Mato Grosso do Sul, no centro-sul de Goiás e de Mato Grosso.

Também ficam em atenção para chuva moderada a forte o Sul de Minas as áreas mineiras dos vales do Rio doce e do Vale do Jequitinhonha, o Espírito Santo, o Vale do São Francisco, oeste da Bahia e a região do sertão de Pernambuco, o estado do Ceará o centro-norte do Piauí, o centro-norte do Maranhão, o centro-norte do Pará, a região de Manaus e o leste do Amazonas e o estado de Roraima.

Fonte: Climatempo e Simepar