Cotidiano

Freixo visita hospital na zona sul e critica falta de planejamento na saúde

RIO – Em visita ao hospital municipal Miguel Couto, na Zona Sul do Rio, o candidato à prefeitura do Rio Marcelo Freixo (PSOL) defendeu maior transparência na gestão do Rio. Ele criticou o orçamento da pasta enviado à Câmara pela prefeitura que reduz, segundo Freixo, cerca de R$ 1 milhão da pasta.

? Você hoje tem déficit de enfermeiros, maqueiros, profissionais em geral. E de material também. O recurso da saúde não é pequeno. Recentemente a prefeitura mandou o orçamento um pouco menor para a Câmara. O que falta é planejamento.

Apesar de a saúde ser a área apontada pela maioria dos eleitores como a que mais preocupa, de acordo com recente pesquisa Ibope, o tema não aparece como a maior prioridade no programa de governo de grande parte dos candidatos a prefeito nos 15 maiores colégios eleitorais do país. E sequer foi contemplado entre os três primeiros eixos da extensa lista de promessas de cada um deles, conforme mostrou O GLOBO no último domingo.

O candidato ainda defendeu a municipalização feita pela prefeitura do Rio de dois hospitais estaduais no início deste ano, Albert Schweitzer e Rocha Faria :

? É necessária por causa do atendimento. Essa administração precisa ser municipal. Não podemos tomar atitude que interrompa tratamento.

Questionado se acabaria com as OSs, responsáveis pela administração das unidades municipais de saúde, o candidato do PSOL afirmou que o objetivo é fazer uma “transição responsável”.

? Você não pode fechar as OSs porque isso acabaria com o atendimento. Queremos fazer uma transição responsável. A gestão direta é mais barata e mais transparente – defendeu. Nós não vamos fechar nenhum posto de trabalho, mas o que se gasta com as OSs é mais do que se gasta com a administração direta. Precisa de mais transparência e mais valorização do servidor. É só não tirar dinheiro da saúde e ter mais transparência.

A visita de Freixo ao hospital municipal Miguel Couto, nesta sexta-feira, durou cerca de uma hora. Do lado de fora da unidade, enquanto falava com a imprensa, diversos simpatizantes que passavam de carro pela Lagoa-Barra gritaram o seu nome, em apoio à candidatura. Freixo também foi abordado, do lado de fora da unidade, por alguns funcionários do hospital.

Ele rebateu novamente a crítica feita nesta quinta-feira pelo candidato Marcelo Crivella (PRB) de que seria estatizante.

? Ontem (nesta quinta-feira), o Crivella me fez uma crítica dizendo que eu era estatizante. Não. Eu sou publicizante, ou seja, acredito no que é público, valorizo o servidor público. Valorizar o público é diferente de inchar a máquina do Estado ? afirmou.

Ele voltou a comentar também a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira e que mostra o candidato Marcelo Crivella (PRB) em primeiro lugar nas intenções de voto com 44% dos votos. Freixo se disse otimista com os 27% de intenções. Ele argumentou que os debates e a campanha na TV ainda não começaram e que a rejeição à sua campanha é a menor.

? Estou otimista. A campanha não começou. O resultado ds pesquisa é do primeiro turno, a campanha de TV ainda não começou. Ainda tem debate. Nossa rejeição é a menor. Temos grandes chances de vencer ? avalia.

FRENTE A FRENTE

Freixo afirmou que espera um debate propositivo nesta sexta-feira. O encontro, realizado pela TV Bandeirantes, será o primeiro neste segundo turno. Segundo o deputado estadual, que criticou os ataques promovidos pela campanha de Marcelo Crivella, sua campanha será “limpa”:

? Eu sempre fiz uma eleição limpa. Quem se utiliza de calúnia, difamação, mentira não sou eu. Quem está fazendo isso é a campanha adversária, e isso será questionado, inclusive.