Cotidiano

Freixo revela ligação de Crivella e diz poder atrair parte dos votos de Bolsonaro

61938122_PA Rio de Janeiro RJ 03-10-2016 Eleições 2016 - O candidato do PS.jpg

RIO ? Assim que a pesquisa de boca de urna do Ibope apontou que Marcelo Freixo passaria ao segundo turno da eleição para prefeito do Rio, o celular do candidato do PSOL, que acompanhava a apuração em casa, na Glória, tocou. Era Marcello Crivella (PRB), que nem esperou a apuração dos votos para cumprimentar o adversário na fase final da eleição.

? Na hora da (pesquisa de) boca de urna ele ligou. Disse ?Parabéns, derrotamos o PMDB!?, e foi isso ? contou Freixo, no intervalo de uma reuniões com sua equipe de campanha, nesta segunda-feira.

O mote de criticar as administrações do PMDB na cidade e no estado do Rio uniu Freixo e Crivella no primeiro turno. Agora, na avaliação do candidato do PSOL, será a hora de deixar mais claras as diferenças entre os dois. Com mais tempo de televisão, Freixo pretende apresentar apoiadores que ajudaram a fazer seu programa de governo, e lembrar aliados de Crivella que já tiveram a imagem desgastada por denúncias de corrupção, como o ex-governador Anthony Garotinho e o ex-secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem.

? Agora é a hora de mostrar com quem eu vou governar e com quem o Crivella vai governar. Vai ter bastante tempo para isso ? disse Freixo, que teve a companhia, na reunião de sua equipe ontem, do sociólogo Ignácio Cano e do urbanista Carlos Vainer.

Embora acredite que a campanha no segundo turno será ?mais propositiva?, Freixo não se omitirá de comentar a ligação de Crivella com a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), da qual é bsipo licenciado.

? Nós separamos política da religião. O estado não pode ter a mistura de um projeto religioso com um projeto político. Respeitamos muito cada religião, é algo fundamental na sociedade, e pretendemos chamar todas as lideranças religiosas para um debate sobre cidade, democracia.

O próximo encontro pessoal dos dois será na sexta-feira, no primeiro debate do segundo turno, promovido pela TV Bandeirantes. Até lá, Freixo e Crivella tentarão buscar apoios entre os candidatos derrotados no primeiro turno. Freixo já recebeu a adesão de Jandira Feghali (PCdoB) e de Alessandro Molon (Rede). Sua equipe prepara uma versão resumida do seu programa de governo para ser entregue, até amanha, a Indio da Costa (PSD) e Carlos Osorio (PSDB). Embora não haja nenhuma abertura de diálogo com Flávio Bolsonaro (PSC), que já se posicionou por um veto a Freixo no segundo turno, o candidato do PSOL acredita que poderá obter parte do eleitorado de Bolsorano, que ficou em quatro lugar na disputa (14% dos votos válidos).

? Esse (Bolsonaro) é um pouco mais difícil (de ter apoio). Mas o voto do Bolsonaro tem também o voto ético, não é só o ideológico. Tem uma parte do eleitorado do Bolsonaro que pode migrar para a gente. Os que se identifiquem com a coragem de enfrentar as milícias, que tivemos.