Cotidiano

Freixo reconhece derrota mas diz que não vai ligar para Crivella

62414587_PA Rio de Janeiro RJ 30-10-2016 - Eleicao 2016 - Marcelo Freixo dep.jpg

RIO ? O candidato do PSOL a prefeito do Rio, Marcelo Freixo, derrotado neste domingo por Marcelo Crivella (PRB), descartou seguir o protocolo de candidatos após o resultados das urnas e não telefonou para seu adversário. E nem o fará. Durante o segundo turno, Freixo e Crivella tiveram duros embates, tantos nos debates na televisão, quanto através da propaganda eleitoral. O candidato do PSOL se declarou ofendido pela campanha negativa do adversário, que ele considerou ?mentirosa? e ?perversa?, como definiu em discurso neste domingo.

? Não vou ligar para ele, não. Desejo que faça uma boa prefeitura, mas meu compromisso maior (para falar após a derrota) é com quem está aqui (na Cinelândia) ? disse Freixo, ao ser perguntado se telefonaria para o adversário.

Em rápida entrevista após discursar, Freixo disse respeitar o resultado, voltou a mostrar descontentamento com os ataques que recebeu e disse que mantém as críticas feitas a Crivella durante a eleição.

? Eu tenho muito respeito pela democracia. O Crivella venceu a eleição. A gente tem as críticas que já foram feitas aos seus métodos políticos. Não retiro absolutamente nada do que eu disse sobre o Crivella. Eu não faço um jogo de cena no período eleitoral. O que eu tinha para falar do adversário eu falei no segundo turno e está mantido.

Pouco depois de a apuração confirmar a vitória de Crivella, Freixo discursou durante 34 minutos para o público que encheu a praça da Cinelândia, no Centro do Rio. Ele prometeu apoiar a bancada de seis vereadores eleitos do PSOL na oposição ao novo prefeito na Câmara dos Vereadores, e disse que, desde já, atuará na mobilização de seus apoiadores em todos os bairros da cidade para manter o debate política permanente mesmo após a eleição. Freixo disse que esta mobilização o fez se sentir ?vencedor da eleição? e reconheceu que o pleito municipal aconteceu num momento difícil para os partidos de esquerda no país.