Cotidiano

Freixo: 'Quem muito diz que é ficha limpa talvez não seja'

62283869_PA Rio de Janeiro RJ 23-10-2016 Eleições 2016 o candidato Marcelo Freixo faz uma caminh.jpg

RIO – O candidato do PSOL a prefeito do Rio, Marcelo Freixo, usou a citação de seu adversário no segundo turno, Marcelo Crivella (PRB), na negociação da delação premiada do ex-diretor de serviços da Petrobras Renato Duque, para questionar o slogan de campanha de rival, que habitualmente afirma ser “ficha limpa”. Neste domingo, a coluna de Lauro Jardim no GLOBO noticiou que Duque, na negociação com o Ministério Público Federal, afirmou que foi procurado por Crivella em busca de apoio financeira para sua campanha ao Senado em 2010. Na ocaisão, segundo Duque, o então tesoureiro do PT, João Vaccari, articulou a impressão de 100 mil placas publicitárias para a campanha de Crivella, um serviço que não foi declarado à Justiça Eleitoral e que teria sido descontado de propina saída da Petrobras.

Freixo vai aproveitar a primeira aparição do nome de Crivella em casos envolvendo o Petrolão para atacar a imagem que o senador tenta passar em sua campanha.

– Quem muito insiste em dizer que é ficha limpa, talvez não seja. Se fica dizendo “sou ficha limpa, sou ficha limpa”, talvez seja para convencer a si mesmo. É uma denúncia grave, de envolvimento com o petrolão, que precisa ser devidamente apurada e esclarecida, claro. Ele o tempo inteiro tenta criminalizar outras forças políticas com o petrolão, agora precisa se explicar. Nesta reta final, o carioca está começando a conhecer melhor quem é o Crivella – disse Freixo, durante caminhada na Praia de Copacabana, na manhã deste domingo.

Depois da última pesquisa Ibope, divulgada na quinta-feira, e que mostrou uma queda na diferença de intenção de votos entre os dois candidatos, embora Crivella ainda apareça 17 pontos percentuais à frente, Freixo diz acreditar que durante a última semana sua recuperação vai se acentuar. Ele fará um comício na próxima quarta-feira, na Lapa, e aposta no debate da Rede Globo, na sexta-feira, a menos de 48 horas do início da votação.

– Os programas de TV também vão ser muito importantes nesta última semana. A gente precisa passar bem nossa mensagem e programa, ser bem didático. Teremos o comício na quarta-feira, haverá entrevistas importantes durante a semana, e acho que já chegaremos ao debate de sexta-feira muito perto ou empatados com o Crivella, para consolidar a vitória – disse Freixo, que à tarde, faz caminhada na Tijuca e panfltagem nos arredores do Maracanã, onde o Flamengo enfrenta o Corinthians na reabertura do estádio para o futebol carioca depois dos Jogos Rio-2016.