Cotidiano

Freixo promete cortar dez secretarias da prefeitura do Rio

62173284_PA Rio de Janeiro RJ 17-10-2016 Eleições 2016 o candidato Marcelo F.jpgRIO ? O candidato do PSOL a prefeito do Rio, Marcelo Freixo, anunciou nesta segunda-feira a promessa de cortar dez secretarias da estrutura da prefeitura se for eleito. É a primeira vez, desde o início da campanha, que Freixo cita um número de redução de secretarias. Neste segundo turno, seu adversário, Marcello Crivella (PRB), tem afirmado que o candidato do PSOL representa um projeto de governo inchado, sem compromisso com o controle de gastos públicos. Assim, Crivella busca desgastar a imagem do adversário junto à parte do eleitorado preocupada com a responsabilidade fiscal na administração da prefeitura. É entre o eleitorado mais escolarizado e de renda mais alta que Freixo tem seu melhor desempenho contra Crivella.

Além de acenar com a redução de secretarias, Freixo prometeu ?enxugar? a máquina da prefeitura. O candidato anunciou uma redução das atuais 26 pastas para 16, e citou alguns exemplos:

? Vamos reduzir das 26 secretarias para 16, fundindo algumas. É o caso da Casa Civil e da Coordenação de Governo, que viram a secretaria de Planejamento. Saneamento pode virar uma subsecretaria, incluída à pasta do Meio Ambiente. Obras e Conservação, por exemplo, podem ser uma secretaria só. É preciso enxugar a máquina, porque está num momento de crise, e fazê-la funcionar melhor, com mais inteligência. O norte é ter mais transparência, com gabinete virtual, disponibilização de dados à população, e uma gestão melhor, ouvindo os moradores. Com a participação das pessoas, de quem vive a realidade dos bairros, você gasta melhor ? afirmou Freixo, após encontro com arquitetos no Insituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), no Flamengo.

Até então, durante a campanha, sempre que era perguntado sobre redução de gastos da prefeitura, Freixo prometia cortar os cargos comissionados, aqueles de livre nomeação pelo prefeito, sem necessidade de concurso público. Este tipo de funcionário representa uma minoria dentro do quadro da prefeitura: em julho, eram 1.477 nesta categoria, num universo de mais de 90 mil servidores da ativa. Assim, o candidato do PSOL tenta afastar a imagem de que não teria compromisso com as contas públicas.

Perguntado, Freixo também voltou a comentar o livro de Crivella ?Evangelizando a África?, em que o candidato do PRB faz comentários sobre gays e diversas religiões:

? O Rio não pode pensar, no século XXI, em ter um prefeito que, com 42 anos, escreve o que ele escrveu. Come ódio aos gays, às tradições africanas, a outras religiões. Ele etá tentando disfarçar hoje em dia, fingindo ser algo diferente. O Rio é a cidade da diversidade, da diferença, e não do ódio e da intolerância. Ele é uma pessoa intolerante, que promove o ódio. Basta ler o que está no livro, ele próprio escreveu.