Cotidiano

Freixo estuda nome de economista da USP para Secretaria de Fazenda

Freixo 21-10.jpgRIO ? O candidato do PSOL à prefeitura do Rio, Marcelo Freixo, estuda o nome da economista Laura Carvalho, professora da Universidade de São Paulo (USP), para ocupar a Secretaria Municipal de Fazenda, caso seja eleito. Laura está participando das discussões da campanha e coordena um grupo de economistas que tem se reunido para debater a conjuntura econômica da cidade. A economista Eduarda La Rocque, que já ocupou a Fazenda na gestão de Eduardo Paes, já esteve em reuniões do grupo.

Laura Carvalho é uma voz crítica à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que estipula um teto para a despesa da União, limitando os gastos do Governo Federal à inflação do ano anterior por um período de 20 anos. O projeto foi aprovado em primeira discussão pela Câmara dos Deputados. Ainda são necessárias mais uma votação na Câmara e outras duas no Senado para o texto seguir para sanção presidencial. A economista defende que a crise econômica não foi provocada por excesso de despesas, mas por problemas na arrecadação de receitas. A professora da USP já se posicionou a favor de uma revisão das desonerações concedidas pelo governo federal para determinados setores produtivos.

Em discursos recentes, Freixo tem defendido a mesma linha de pensamento e já criticou a PEC. A bancada do PSOL na Câmara votou contra o projeto. Na noite de quinta-feira, na Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, o candidato afirmou que o secretariado ? ele defende que a administração tenha 16 secretarias ? será composto por técnicos, sem indicações políticas. Em seguida, Freixo fez referência a uma ?professora da USP? que tinha manifestado vontade de colaborar com um eventual governo. Nesta manhã, durante uma panfletagem em Santa Cruz, na Zona Oeste, Freixo afirmou que pretende contar com Laura no governo, caso seja eleito.

? Eu preciso conversar com a Laura. Ela vai estar nesse fim de semana no Rio. Ela quer vir (para o governo), e a gente depende se a USP vai liberar ou não. Mas certamente o nome da Laura, em qual cargo a gente ainda está vendo, mas o nome dela estará na linha de frente da gente. Isso (o cargo) a gente ainda vai ver, mas o nome da Laura é fundamental, e a gente quer sim.

Freixo destacou que a economista tem conversado com diversos profissionais da área:

? A Laura tem uma capacidade de diálogo incrível. É uma técnica. Ela tem dialogado com um amplo setor, que já trabalhou no setor de finanças. Acho que vai ser uma equipe boa e técnica. Muita gente da Puc e da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem um grupo grande conversando sobre saídas econômicas para a prefeitura.