Cotidiano

Freixo diz que Crivella e Freixo querem dobradinha no 2º turno por adversário mais fraco

IMG_3062.JPGRIO – O candidato a prefeito do Rio pela Rede, Alessandro Molon, afirmou nesta quarta-feira que uma possível dobradinha entre Marcelo Crivella (PRB) e Marcelo Freixo (PSOL) no segundo turno, desejo já expressado por ambos, é o caminho mais fácil. Segundo Molon, que segundo a última pesquisa Datafolha tem apenas 1% das intenções de voto, os candidatos estão escolhendo o adversário mais fácil.

? O melhor adversário para o Freixo no segundo turno é o Crivella. E o melhor adversário para o Crivella é o Freixo. Porque eles consideram que o adversário mais fraco um do outro é esse. Não há outra razão para eles expressarem esse desejo ? afirmou Molon, ressaltando que voto útil no primeiro turno ?sempre deu errado?. ? Não adianta ir para o segundo turno com um candidato radical, que não consiga agregar apoio suficiente ao centro nessas eleições. Ainda que este candidato seja hoje mais próximo do segundo turno, ele talvez seja o que menos chance tem de ganhar o segundo turno. Segundo turno é outra eleição. Primeiro turno é voto. Segundo turno é veto.

Molon participou de um ciclo de palestras com os candidatos à Prefeitura do Rio na Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), em Botafogo, e respondeu a perguntas de estudantes e professores. Segundo ele, a atual gestão é pouco transparente na tomada de decisões.

? Nenhum remédio melhor contra a corrupção: quanto mais transparência, mais difícil de desviar recursos públicos. É outra maneira de governar, é a política do século XXI. O Rio está na política do século XIX. O prefeito faz o que tá na cabeça dele. Ele mudou todas as linhas de ônibus. Com base em quê? Quem fez o estudo? Pra mim foi feito para atender o interesse das empresas. Aliás, desconfio que elas tenham feito o estudo de modo a maximizar os lucros. Se não foi assim, porque o prefeito não mostra? Cadê o estudo? ? questionou, afirmando que vai rever distribuição das linhas de ônibus se eleito. ? Isso pode mudar. Isso depende do prefeito. Agora, um prefeito que não tenha rabo preso com empresa de ônibus, que não dependa delas, que não aceite financiamento ilegal delas.

Molon disse ainda que se diferencia das outras candidaturas de esquerda nessa eleição pela sua ?capacidade de fazer alianças?. Ele destacou que pretende fazer parcerias público privadas para o esgotamento sanitário em uma eventual gestão municipal.