Cotidiano

Freixo defende política de moradia com tratamento de esgoto associado à educação ambiental

Marcelo FreixoRIO ? Num sobrevoo de mais de duas horas, na manhã deste sábado, pela Lagoa de Jacarepaguá e as Baías de Guanabara e de Sepetiba, o candidato do PSOL Marcelo Freixo pôde ter a noção dos problemas que o futuro prefeito do Rio terá de enfrentar. O uso do solo desordenado, em decorrência do crescimento desenfreado de habitações, e a falta de saneamento básico fazem parte do cenário visto de cima, principalmente na favela Rio das Pedras, área de domínio das milícias. Segundo Freixo, é fundamental uma política de moradia com tratamento de esgoto associado à educação ambiental.

? A cidade que se chama Rio, na verdade, é um rio de esgoto. A Baía de Guanabara está totalmente comprometida. Você olha para o lado de Grumari, onde não há ocupação desordenada, mas há uma degradação ambiental severa. É democrático. No Canal Das Tachas, por exemplo, tanto a comunidade do Terreirão como os condomínios de luxo estão poluindo igualmente ? disse Freixo.

O convite para sobrevoar a região partiu do biólogo Mário Moscatelli da ONG Olho Verde, que há mais de 20 anos monitora a degradação do meio ambiente na região. Moscatelli chamou os dois candidatos à prefeitura do Rio para o passeio, mas Marcelo Crivella (PRB) disse que estava com a agenda apertada, segundo o biólogo.

? A falta de investimentos faz a situação piorar sistematicamente. É preciso uma unidade de tratamento de rios, que dê tempo para o sistema lagunar se recuperar, acompanhado da melhoria do saneamento básico. Fica clara a necessidade de planejamento, o que não existe hoje. Tem que casar essa ação política do saneamento básico com a construção de moradias. Sem isso, você não vai saber para onde a cidade cresce. Além disso, a cada R$ 1 investido em saneamento básico, economiza-se R $ 4 em saúde pública ? explicou o candidato, ressaltando que são medidas previstas em seu plano de governo.

Embora a questão ambiental seja de âmbito estadual, a ordenação do uso do solo é atribuição do município.

? Não dá para deixar a questão ambiental de fora da discussão política dessas eleições. O desordenamento do solo é gritante. As favelas de Rio das Pedras, da Muzema, do Morro do Banco, na região de Jacarepaguá; e Babilônia, no Leme, crescem a cada dia. Mas a degradação não está restrita às áreas pobres. A gente vê esgoto sendo lançado nas praias da Barra, cuja origem é de galerias de águas pluviais que ficam atrás de grandes shoppings do bairro ? explicou Moscatelli.

Para o biólogo, caso medidas urgentes de ordenamento urbano não sejam tomadas, as próximas chuvas poderão proporcionar “um caos de proporções bíblicas”.

? Todos se dizem preocupados com essas questões, mas nada é feito. Não tem como drenar a água das chuvas. Para piorar, a população não ajuda e continua a jogar sofá nos rios. O sistema de drenagem está entupido. Jacarepaguá vai virar uma Praça da Bandeira em proporções maiores ? disse Moscatelli.