Cotidiano

Freixo defende BRTs e acena com verba da prefeitura para o metrô

2016 944364891-201610101308175433.jpg_20161010.jpg

RIO ? O candidato do PSOL à prefeitura do Rio, Marcelo Freixo, defendeu nesta segunda-feira a eficácia dos corredores de BRT, implementados pelo prefeito Eduardo Paes (PMDB), e acenou com a possibilidade de o município injetar recursos na expansão do metrô.

Freixo afirmou que, caso eleito, vai concluir as obras da Transbrasil, que vai ligar o Centro a Deodoro. Ele disse que a construção de novos corredores dependerá de ?planejamento?, mas se mostrou favorável ao modelo.

? O BRT melhora o sistema rodoviário, mas, evidentemente, se pudesse ter sido construído sobre trilhos, seria muito melhor, porque seria um transporte de massa. Não foi, mas nós vamos dar continuidade ao BRT. Uma coisa que preocupa é a Transbrasil, que, pela notícia que se tem, há uma dívida muito grande da prefeitura e é uma obra que está muito lenta, mas tem que ser concluída. O transporte tem que ser planejado de acordo com as necessidades das pessoas e ser mais integrado ? afirmou o candidato, que propôs ainda a integração tarifária entre ônibus, trem, metrô e barcas.

Após conversar com eleitores na porta da universidade Unisuam, em Bonsucesso, na Zona Norte, Freixo disse também que, num eventual governo, vai aportar recursos na expansão do metrô. O candidato não citou valores, mas garantiu que o município tem capacidade financeira para fazer o investimento.

? Não é a prefeitura sozinha, evidente que tem que ter a iniciativa privada e o governo do estado. Tem que ter planejamento. É um investinmento grande, tem que ser planejado a médio prazo, mas a prefeitura não pode não participar desse planejamento ? afirmou.

O candidato ressaltou ainda a necessidade de uma revisão sobre o processo que extinguiu várias linhas de ônibus. Segundo ele, a população não foi ouvida antes de a medida ser tomada.

? Não é voltar com todas as linhas (extintas). É ter um planejamento das linhas para que possa atender melhor a população e não apenas o interesse dos empresários de ônibus, como hoje é feito. Você não pode extinguir uma linha de uma hora para outra, ou mudar o percurso de uma linha sem consultar os moradores. Hoje, através de um aplicativo muto simples, você pode conversar com a sociedade ? disse.

No fim da tarde, o candidato vai participar de um encontro com representantes do setor cultural. Freixo pretende fazer pelo menos uma agenda por dia em bairros das zonas Norte e Oeste, onde teve menos votos no primeiro turno. Segundo a coordenação da campanha, os índices mais baixos de voto estão nos locais em que o candidato é menos conhecido. Na quarta-feira, está marcado um comício na Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz.