Cotidiano

Freira ajudou ex-funcionário argentino a esconder milhões de dólares em convento

freira.jpgBUENOS AIRES ? Um promotor argentino pediu nesta quarta-feira para interrogar uma freira que aparece em um vídeo ajudando a um ex-vice-ministro do governo Kirchner a esconder bolsas com US$ 9 milhões e milhares de euros em um convento nos arredores de Buenos Aires. A investigação faz parte do caso de José López, que controlou as verbas de obras públicas de 2003 a 2015, nos governos de Néstor e Cristina.

López está em um pavilhão psiquiátrico desde 14 de junho, quando foi preso em flagrante tentando esconder a fortuna. Agora o promotor federal Federico Delgado quer interrogar a freira Celia Inés Aparicio, do convento das Irmãs Penitentes da Virgem de Fátima. Ela aparece no vídeo divulgado na terça-feira à noite pelo canal Telefé.

As imagens mostram López tocando a campainha da casa onde dormiam as religiosas. Ele apoia as bolsas no chão e encosta um fuzil na parede. A irmã Inês abre a porta e leva as bolsas para dentro da casa. O dinheiro foi encontrado pela polícia na cozinha da casa.

A cena foi presenciada por um vizinho. E, quando os policiais chegaram, López tentou enganá-los, apresentando-se como monsenhor Laguna.

?As imagens falam por si mesmas?, disse o promotor em seu parecer. Ele estuda se a madre Alba Día de España Martínez Fernández deve ser processada.