Cotidiano

François Fillon lidera primárias da direita na França

PARIS ? Com quase metade dos votos apurados nas primárias da direita na França, François Fillon aparece na frente, com 43,3% dos votos, seguido de Alain Juppé, com 26,2%. O ex-presidente Nicolas Sarkozy aparece em terceiro, com 23,7%. Até agora foram contabilizados os votos de 4.219 das 10228 assembleias. As primárias tiveram alta participação: entre 3,9 e 4,3 milhões de pessoas votaram, segundo uma projeção feita pela Elabe.

A primária socialista, em 2011, contou com 2,66 milhões de participantes. Se nenhum dos dos dois candidatos mais votados alcançar uma marca superior a 50% dos votos, haverá uma segunda volta no próximo domingo.

O ex-primeiro-ministro Alain Juppé, um conservador moderado, aparecia até recentemente à frente para ganhar a nomeação do partido Les Republicains e de seus aliados de centro-direita. Na semana passada, no entanto, a competição ficou apertada entre ele, François Fillon, outro ex-primeiro-ministro, e o ex-presidente Nicolas Sarkozy ? dois nomes mais a direita. Sarkozy tem procurado aproveitar o sentimento populista, enquanto Fillon propõe medidas difíceis para chacoalhar a economia.

FRANCE-ELECTION_A primária era aberta a todos os que aderissem à chamada Carta da Alternância, na qual declaravam ?partilhar os valores republicanos da Direita e do Centro?. Para votar era preciso de pagar ? 2, verba que servirá para cobrir os custos desta eleição, orçada em cerca de ? 8 milhões.

Com a esquerda francesa em desordem sob mandato do presidente profundamente impopular Francois Hollande, pesquisas sugerem que o candidato presidencial de centro-direita vai concorrer com e derrotar a líder eurocética e anti-imigração da Frente Nacional, Marine Le Pen, na votação de maio.