Cotidiano

França vai revisar segurança de aditivo comum em balas

38145989_07032007 - HUDSON PONTES - RG - Achados Imperdíveis - Rosa e Produtos Feitos á Mão Bala.jpg

PARIS – O governo francês ordenou uma revisão da segurança do dióxido de titânio, conhecido como o corante alimentar E171, depois que um estudo publicado nesta sexta-feira demonstrou problemas de saúde decorrentes do consumo dessa substância em animais. Links câncer

O dióxido de titânio é usado amplamente na indústria para dar coloração branca em produtos, presente em tintas, balas e outros alimentos.

Pela primeira vez, cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Agrícolas da França (INRA) e parceiros demonstraram que, a partir do consumo oral da substância, o E171 atravessa a parede do intestino dos animais para alcançar outras partes do corpo.

Os pesquisadores observaram que o consumo regular do dióxido de titânio está relacionado a distúrbios no sistema imunológico e levou a um estágio inicial de formação de um câncer não-maligno no cólon (uma parte do intestino grosso) em 40% dos animais.

No entanto, os autores do estudo fizeram uma ressalva: “Embora as descobertas tenham demonstrado que o aditivo tem um papel em principiar e promover estágios iniciais do surgimento de cânceres colorretais, elas não podem ser extrapoladas para humanos ou estágios mais avançados da doença”, escreveram, apontando para a necessidade de pesquisas que avancem no tema.

Em nota, os ministros da Agricultura e Saúde do país anunciaram que pediram uma revisão da segurança da substância à agência sanitária do país. A expectativa é que a investigação tenha resultados no final de março.

No ano passado, a agência sanitária da União Europeia concluiu, após uma reavaliação do E171, que as informações disponíveis não são suficientes para indicar preocupações para a saúde ? mas recomendou que os estudos continuem avançando na questão.