Cotidiano

França pressiona Reino Unido a acolher crianças imigrantes de Calais

PARIS ? O governo da França pressionou nesta segunda-feira o Reino Unido a cumprir a sua promessa de acolher crianças imigrantes do campo de Calais ? conhecido como ?Selva? por causa das suas condições extremamente precárias. O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, disse que vai insistir no assunto em uma reunião de almoço na capital inglesa com seu homólogo no governo britânico, Amber Rudd.

? Há várias centenas de menores isolados com famílias no Reino Unido ? afirmou Cazeneuve a uma rádio local. ? Peço solenemente ao Reino Unido que faça jus à sua obrigação moral.

Reconhecidamente superlotada, a Selva abriga hoje quase 10 mil pessoas. A maioria foge das guerras e da pobreza de seus países de origem ? sobretudo Síria, Afeganistão ou países africanos. O campo precário, alvo de intensas discussões em termos de direitos humanos, deverá ser desmontado em breve.

No domingo, a Cruz Vermelha acusou o Reino Unido de deixar centenas de crianças pequenas em um limbo em Calais. Segundo a organização, das estimadas mil crianças desacompanhadas que vivem lá atualmente, 178 têm laços familiares no país.

Alex Fraser, diretor de apoio a refugiados da organização, afirma que o sistema para transferir crianças que têm direito de estar no Reino Unido tem numerosos problemas:

? As crianças, que poderiam estar refazendo suas vidas em segurança com seus únicos parentes ainda vivos, em vez disso estão sendo deixadas por conta própria em condições inimagináveis para a maioria dos adultos.