Cotidiano

França ordena abate de patos em massa para conter gripe aviária

PARIS ? A França ordenou, nesta quarta-feira, um abate em massa de patos nas três regiões mais afetadas por um grave episódio de gripe aviária que já dura um mês, informou o Ministério da Agricultura do país. A medida, considerada extrema por alguns, pretende evitar que a cepa H5N8 se espalhe ainda mais.

Todos os patos e gansos que vivem ao ar livre deverão ser abatidos entre os dias 5 e 20 de janeiro em uma área no sudoeste da França que compreende partes dos departamentos administrativos de Gers, Landes e Hautes-Pyrenées, disse o comunicado.

No entanto, algumas criações não serão afetadas, incluindo aquelas que confinam as aves e aquelas que realizam ciclos de produção completos, criando os animais desde filhotes até vendê-los como produtos alimentícios ao consumidor.

O sudoeste da França, que abriga a maior parte dos produtores de foie gras feito de fígado de pato e de ganso, já havia sido o centro de um grave episódio de gripe aviária no ano passado, embora surtos envolvessem outras cepas.

Vários países europeus e Israel encontraram casos da cepa H5N8 nos últimos dois meses, e alguns ordenaram que bandos de aves fossem mantidos dentro de casa para evitar que a doença se espalhasse.