Cotidiano

França inaugura primeira estrada com painéis para produção de energia solar

FRANCE-ENERGY_

RIO ? A França inaugurou nesta semana a primeira ?estrada solar?, pavimentada com painéis solares capazes de produzir energia suficiente para abastecer a iluminação pública da pequena cidade de Tourouvre, na Normandia, onde a tecnologia foi instalada. A Wattway se estende por um quilômetro, cobrindo área de 2.800 metros quadrados.

? Esse novo uso da energia solar tira vantagem da grande infraestrutura de estradas que já está em uso para produzir eletricidade sem necessidade de novos terrenos ? disse a ministra francesa do Meio Ambiente, Segolene Royal.

Segolene aproveitou a oportunidade para anunciar o ?plano para entrega nacional de estradas solares?, com duração prevista de quatro anos e projetos iniciais no sul de Marselha.

A trecho instalado em Tourouvre serve como teste para medir a resistência dos painéis, desenvolvidos pela firma francesa Colas, subsidiária da gigante da construção Bouygues. Cerca de 2 mil veículos passam diariamente pelo local.

FRANCE-ENERGY_ (2)

Segundo cálculos da Colas, a França poderia alcançar a independência energética pavimentando apenas um quatro dos milhões de quilômetros de estradas que cruzam o país com painéis solares. Entretanto, a tecnologia ainda enfrenta barreiras tecnológicas e o alto custo.

No ano passado, painéis instalados num trecho de 70 metros de uma ciclovia em Amsterdã, na Holanda, sofreram alguns dados, que já foram reparados. O Projeto Wattway recebeu subsídios do governo francês de 5 milhões de euros, e teve início em quatro locais piloto, em estacionamentos e prédios públicos, mas em áreas entre 50 e 100 metros quadrados. A estrada de Tourouvre será o grande teste.