Cotidiano

França: Estimativas indicam Hamon e Valls no 2º turno das primárias socialistas

PARIS ? As primeiras estimativas da apuração das primárias da esquerda na França indicam que o ex-primeiro-ministro, Manuel Valls, e o político Benoît Hamon, disputarão o segundo turno pela candidatura socialista. Com quase metade dos votos apurados, Hamon lidera com 35, 21% dos votos ? seguido por Valls com 31,56%. O Partido Socialista procura um candidato que possa barrar avanço da extrema-direita nas eleições presidenciais deste ano.

O resultado parcial foi anunciado pela organização das primárias. Dos sete candidatos à indicação, já destacava-se um trio: o ex-primeiro-ministro Manuel Valls, que se lançou na disputa após a decisão do impopular presidente François Hollande de tentar a reeleição; e dois ex-ministros afastados do governo em 2014 por se oporem abertamente às decisões econômicas, Arnaud Montebourg e Benoît Hamon.

Montebourg, no entanto, tinha apenas 18,78% dos votos até então. Os dois candidatos que conseguirem a maioria dos votos irão para um segundo turno, a ser realizado no dia 29 de janeiro.

Membro da ala direita dentro do Partido Socialista, Valls se considera o único capaz de evitar que os conservadores voltem ao poder em maio. Ele receia que Marine Le Pen seja incentivada com a vitória de Trump nos EUA. Valls é nascido na Espanha e naturalizado francês aos 20 anos.

Hamon, por sua vez, já foi ministro da educação e tem como principal promessa a redução da jornada de trabalho. Os outros quatro candidatos concorrentes nestas primárias são o ex-ministro da Educação Vincent Peillon, o ambientalista François de Rugy, o ex-deputado Jean-Luc Bennahmias e a candidata da esquerda radical Sylvia Pinel candidato. No entanto, esses quatro têm pouca adesão.

DESAFIO PARA A ESQUERDA

No entanto, todas as pesquisas de opinião dizem que qualquer dos candidatos socialistas seria eliminado no primeiro turno das eleições presidenciais, em abril.

Sondagens preveem que a eleição presidencial será uma batalha entre o ex-primeiro-ministro conservador François Fillon, a líder de extrema-direita Marine Le Pen e o ex-ministro da Economia Emmanuel Macron. E o cenário mais provável para o segundo turno, em maio, é um embate entre Le Pen e Fillon.

Em seus últimos comícios, os candidatos socialistas têm procurado mobilizar a esquerda, segmentada e desencantada aós a gestão de Hollande, o presidente francês mais impopular nas últimas décadas.

Manuel Valls, em discurso em Paris na última sexta-feira, criticou “falsas promessas” de seus oponentes.

? A esquerda ganha quando é realista ? bradou ele, segundo a “AFP”, referindo-se à medida central da Hamon, que é a criação de uma renda básica de 750 euros para todos os franceses.