Cotidiano

França e Alemanha expressam preocupação com decisões de Trump

64602505_French Foreign Minister Jean-Marc Ayrault R holds a joint press conference with his German.jpg

RIO – As decisões do presidente americano Donald Trump, incluindo as restrições à entrada de refugiados nos Estados Unidos, “preocupam” a França e Alemanha, afirmou neste sábado o chanceler francês Jean-Marc Ayrault após uma reunião com seu colega alemão, Sigmar Gabriel, em Paris.

? Acolher refugiados que fogem da guerra é parte de nosso dever. Devemos nos organizar para fazer isto de maneira equitativa, justa, solidária ? disse Ayrault.

Ao ser questionado especificamente sobre as restrições draconianas decretadas na sexta-feira por Trump sobre a imigração e a entrada de refugiados, Ayrault afirmou, ao lado do colega alemão, que “esta decisão pode apenas nos preocupar”.

? Mas há muitos outros temas que nos preocupam. Vamos entrar em contato com nosso colega (americano) Rex Tillerson quando for nomeado para discutir ponto por ponto e ter uma relação clara ? disse Ayrault, antes de informar que pretende convidar o futuro secretário de Estado americano a visitar Paris.

O nome de Tillerson como secretário de Estado ainda não foi confirmado pelo Senado americano.

? Precisamos de clareza, coerência e, se necessário, firmeza para defender nossas convicções, nossos valores, nossa visão de mundo, nossos interesses, franceses, alemães e europeus ? disse.