Cotidiano

França descarta acordo de livre comércio entre UE e EUA

2016 919231633-201606260930263515_AFP.jpg_20160626.jpgPARIS – O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, afirmou neste domingo que ?não pode haver acordo? de livre comércio entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos, porque a negociação ?não está indo na direção certa?.

? A partir de agora, nenhum acordo de livre comércio deve ser concluído se não respeitar os interesse da União. A Europa tem que se manter firme. A França vai velar por isso. E os digo sinceramente: não pode haver acordo de tratado transatlântico. Este acordo não está indo na direção certa?, disse o primeiro-ministro ante militantes do Partido Socialista.

A Parceria Transatlântica de Livre Comércio e Investimento (TTIP) ?imporia (…) uma visão que não só beneficia os populismos, mas que também seria ruim para a nossa economia?, completou Valls.

Os Estados Unidos e a UE negociam desde 2013 um amplo acordo que eliminaria as barreiras alfandegárias e regulamentárias entre as duas partes, mas encontram fortes resistências em ambos os lados do Atlântico, principalmente devido ao impacto que o acordo poderia ter na agricultura e no meio ambiente.