Cotidiano

FPT Industrial expõe tecnologia de motor movido a Biometano

O motor conceito foi desenvolvido na Itália e tem como principais benefícios a redução de até 80% na emissão de CO2

Esteio (RS) – Uma das maiores produtoras de motores industriais do mundo, a FTP Industrial, empresa do Grupo CNH Industrial, do qual fazem parte as marcas New Holland e Case, apresenta na 39ª Expointer, em realização no Parque Assis Brasil, em Esteio, no Rio Grande do Sul, um sistema de propulsão veicular movido com combustível alternativo, resultado do contínuo investimento da marca em pesquisa e desenvolvimento. Esse sistema pode ser visto no primeiro trator movido a Biometano que chega ao Brasil através da New Holland, também em exposição na feira gaúcha.

O motor conceito foi desenvolvido pela equipe de engenheiros da FPT Industrial na Itália e tem como principais benefícios a redução de até 80% na emissão de CO2 em relação ao motor Diesel correspondente. Além disso, a utilização de Biometano possui impacto virtual praticamente zero a emissão de CO². Ele ainda apresenta menores níveis de vibrações e ruídos. O motor de 3 litros possui 4 cilindros em linha, injeção multipoint, turbocompressor com válvula wastegate e intercooler. O propulsor desenvolve 100 kW (136 cv) de potência e 350 Nm de torque.

Com catalisador de 3 vias promove a redução de poluentes como NOx (Óxidos de Nitrogênio), Monóxido de Carbono e Hidrocarbonetos não queimados, atendendo os limites mais restritos como o norte-americano TIER4b e superando os limites atuais estabelecidos pelo PROCONVE MAR-I. Os reservatórios de gás têm uma capacidade total de 300 litros (50 kg) de metano comprimido, o que garante ao trator a autonomia aproximada de seis horas de trabalho.

Uso do biogás

A inovação em tecnologias de motores a Biometano desenvolvida pela FTP Industrial decorre da regulamentação, em fevereiro de 2015, pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) do uso do combustível em veículos no Brasil. O Biometano é gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos, como dejetos de animais como aves, suínos e bovinos, sendo 100% renovável e com características químicas semelhantes ao GNV. A regulamentação era aguardada desde 2011, ano em que se iniciaram testes com veículos movidos a Biometano no País.