Cotidiano

Foz terá abatedouro de aves caipiras

Há mais de um ano que o projeto do município ter um abatedouro de frango caipira é esperado pelos produtores rurais do município e da região

Foz – Há mais de um ano que o projeto do município ter um abatedouro de frango caipira é esperado pelos produtores rurais do município e da região. A obra foi idealizado por um agricultor que acreditou na força que esse setor tem em Foz do Iguaçu e pelos técnicos da Secretaria de Agricultura de que juntos eles realizaram todas as tratativas para que a ação desse certo.

O investimento foi todo feito de forma privada, pois o abatedouro foi construído em área particular do produtor Joaquim Mendes que tinha nesse projeto um sonho de vida. Porém, o município de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria de Agricultura, deu o suporte desde o início com a terraplenagem do terreno, avaliação de manejo e acompanhamento técnico de vigilância e inspeção sanitária. 

O abatedouro será o primeiro de Foz do Iguaçu a abater frango caipira em linha automatizada. Foi construído para atender produtores rurais da cidade e da região, com capacidade de abater entre 1.000 a 1.500 aves por dia, mas inicialmente tem previsão de abate de 500 aves/dia. A área compreende salas de escritório e as salas de processo da linha automatizada, com apanho, pendura, sangria, escaldagem e decapagem. Além das salas de finalização. 

Normas

O projeto compreende o abate unitário seguindo todas as normas federais, para isso, os investidores aguardam a liberação do Estado para poder dar início à produção. A previsão de funcionamento é a partir de janeiro de 2017. “O município está dando todo apoio necessário, desde o processo de montagem do projeto, para incentivar a produção de frango caipira na cidade, promovendo o incentivo à agroindústria automatizada”, ressalta a prefeita de Foz Ivone Barofaldi. 

Dias melhores a produtores

“É um grande empreendimento e que certamente vai mudar a realidade de muitos produtores rurais que produzem frango caipira em suas propriedades e que não têm a oportunidade de abater aqui mesmo na cidade. Estamos dando todo apoio ao seu Joaquim que investiu na construção do abatedouro, mas visando ao benefício de centenas de agricultores que dependem desse tipo de produção e que poderão, a partir do ano que vem gerar mais lucros com o frango caipira”, diz o secretário municipal de Agricultura, Eduardo Spada.