Saúde

Foz recebe mais 1.160 doses de vacinas contra o coronavírus

No total, município já recebeu 6.813 doses. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, doses são destinadas a profissionais do Hospital Municipal

Foz recebe mais 1.160 doses de vacinas contra o coronavírus

Foz do Iguaçu recebeu nesta sexta-feira, 29, mais 1.160 doses de vacina contra o coronavírus. As doses serão destinadas aos profissionais que atuam no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, considerado referência no atendimento aos casos de covid-19.

Os imunizantes, da Coronavac foram entregues à Regional de Saúde no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, por volta das 15h. Com a nova leva, Foz soma um total de 6.813 doses. O município vacinou, até quinta-feira, 2.531 pessoas do grupo prioritário, cumprindo de forma rigorosa as orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado.

A secretária municipal de Saúde, Rosa Jeronymo, explica que a imunização de todo o quadro do Hospital Municipal é determinação da Secretaria Estadual de Saúde, por ser uma instituição pública e referência no tratamento à covid-19. “Nós já tínhamos vacinado o pessoal da linha de frente e agora daremos sequência aos demais que estão na assistência”, afirma.

O diretor do Hospital Municipal, Sergio Fabriz, comemora que as equipes que desde o início da pandemia estão à frente da batalha contra o vírus estejam sendo vacinadas. “Acompanhar as equipes que estão desde o início conosco sendo imunizadas tem um significado muito especial. É a nossa esperança coletiva de dias melhores”.

As doses foram recebidas no Aeroporto Internacional pela diretora da 9ª Regional, Iélita Santos, pelo vice-prefeito de Foz, delegado Francisco Sampaio, e pela equipe de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura.

 

Primeiros vacinados

Os profissionais da linha de frente que atendem os pacientes que apresentam sintomas da covid-19 estavam no grupo prioritário da primeira fase da campanha de imunização, iniciada no dia 20 de janeiro.

As equipes de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde foram aos hospitais Municipal, Ministro Costa Cavalcanti e Unimed para imunizar os trabalhadores, conforme lista enviada pelas próprias instituições. Também foram vacinados os idosos em instituições de longa permanência e pessoas acima de 18 anos que moram em residências inclusivas.

Em seguida, a vacinação foi ampliada para outros trabalhadores da saúde dos hospitais, UPAs, Siate e Samu, seguindo o ordenamento do Plano Estadual de Imunização.

A Secretaria Municipal de Saúde monitora o número de vacinações por meio de um termo de responsabilidade, pelo qual as instituições se comprometem em repassar uma lista que corresponda ao grupo a ser vacinado.

Nesta semana, a Secretaria encaminhou ofício para o Ministério Público Federal,o Ministério Público Estadual, para a Câmara de Vereadores e para o Conselho de Saúde com a lista de pessoas já vacinadas, a fim de dar transparência ao processo.

 

Fonte: Comunicação de Foz