Saúde

Foz recebe equipamento que amplia a capacidade de testes de covid-19

Com este suporte, será possível saltar dos atuais 200 para mais de 400 testes por dia

Foz recebe equipamento que amplia a capacidade de testes de covid-19

O Laboratório Municipal de Foz do Iguaçu está ampliando a capacidade de realização de testes para diagnóstico da covid-19. O novo equipamento, um termociclador de PCR em tempo real, chegou ontem (30) e já está funcionamento. Com este suporte, será possível saltar dos atuais 200 para mais de 400 testes por dia, do tipo RT-qPCR (sigla em inglês para Reação em Cadeia da Polimerase com Transcrição Reversa).

A ampliação se faz necessária tendo em vista a grande demanda de pacientes atendidos na triagem Covid do Hospital Municipal. “No início da pandemia, eram cerca de 20 exames por dia. Hoje, são mais de 200 coletas. Por isso os resultados dos exames estavam levando de 5 a 6 dias para ficarem prontos. Agora conseguiremos dar mais agilidade ao processo”, explicou o gerente e responsável técnico do Laboratório Municipal, Rafael dos Santos da Silva. Segundo o biomédico a maquina possui sistema de detecção do vírus otimizado do que a existente, o que reduz o tempo de leitura das amostras.

Antes da habilitação pelo Lacen (Laboratório Central do Estado do Paraná), as coletas feitas no Laboratório Municipal eram encaminhadas para Curitiba e o tempo médio do resultado chegava a dez dias. Com a habilitação, em 29 de abril, foi possível encurtar este tempo, de 24 a 48 horas. Porem, com o aumento da demanda, o tempo foi sendo prorrogado.

Desde que foi habilitado, o Laboratório Municipal já realizou mais de 4 mil testes moleculares para o novo Coronavírus. Este trabalho deve-se especialmente a parceria com a Unila (Universidade Federal da Integração Latino Americana), que transferiu os equipamentos do Laboratório de Pesquisa em Ciências Médicas para o Hospital. Já a Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Saúde, fez a compra dos insumos necessários para os testes.

A nova máquina adquirida pelo Hospital Municipal Padre Germano Lauck custou R$ 125 mil.