Saúde

Foz recebe 6,9 mil doses e retoma vacinação contra a covid em grupos prioritários

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, confirmou a primeira remessa de doses da vacina Pfizer para Foz do Iguaçu

Foz recebe 6,9 mil doses e retoma vacinação contra a covid em grupos prioritários

Foz do Iguaçu – Pessoas com comorbidades, com deficiência permanente que recebem BPC e trabalhadores da educação serão vacinados nesta quinta e sexta nas unidades de saúde

A Prefeitura de Foz do Iguaçu recebeu nesta quarta-feira (19) um novo lote de vacinas contra a Covid-19 e retomará, na quinta-feira (20), a vacinação em grupos prioritários. Ao todo, 6.950 doses foram enviadas pelo Governo do Estado, via 9ª Regional de Saúde.

Destas, 4.990 são doses da AstraZeneca para completar a imunização em idosos que receberam a primeira dose em fevereiro. Também foram enviadas 1.350 doses da AtraZeneca para a vacinação de pessoas com comorbidades (acima de 18 anos), trabalhadores da educação (acima de 50 anos) e pessoas acima de 18 anos com deficiência permanente que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

O Estado também enviou 610 doses da Coronavac para vacinação de primeira dose em gestantes e puérperas com comorbidades. Desta vez a vacinação para este grupo acontecerá somente sob prescrição médica. O agendamento on-line para os grupos prioritários está disponível no site da prefeitura http://vacinacao.pmfi.pr.gov.br/.

Trabalhadores da educação

Para evitar a aglomeração de pessoas e garantir a agilidade no atendimento, a Secretaria de Saúde reorganizou o sistema de vacinação. Os trabalhadores da educação acima de 50 anos serão vacinados nesta quinta e sexta-feira (20 e 21) nas Unidades de Saúde do Jardim América e Jardim São Paulo II. Conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), neste momento serão vacinados os profissionais atuantes em creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizante e EJA – Educação de Jovens e Adultos.

No dia da vacinação, o profissional deve apresentar um documento oficial que comprove o vínculo com a instituição de ensino. A declaração está disponível no site da prefeitura juntamente com o agendamento.

Comorbidades e BPC

Pessoas acima de 18 anos com comorbidades e com deficiência permanente que recebem o BPC serão atendidas em sete unidades de saúde, também nesta quinta e sexta-feira (20 e 21). As unidades são: Padre Monti, Ouro Verde, Campos do Iguaçu, Maracanã, Vila C Nova, Curitibano e Três Bandeiras.

Idosos

As segundas doses para os idosos serão ofertadas na sede da Vigilância em Saúde, na Vila Yolanda, em formato drive-thru, na sexta, sábado e segunda-feira. Essas pessoas receberam a primeira dose em fevereiro e devem verificar na carteirinha de vacinação o dia para o recebimento da segunda dose.

Na sexta e segunda-feira a vacinação será das 8h às 17 horas e no sábado das 8h às 14h.

Gestantes e Puérperas

A vacinação para gestantes e puérperas também acontecerá na Vigilância em Saúde, mas desta vez as mulheres deverão apresentar a prescrição médica. Em nota técnica enviada nesta semana, o Ministério orientou os municípios a ofertar a vacinação somente para mulheres gestantes e em 45 dias de pós-parto que possuam comorbidades e com prescrição médica, após avaliação individualizada de risco benefício.

Devido a um evento adverso ocorrido com uma gestante após a aplicação da primeira dose da AstraZeneca, a Anvisa suspendeu a vacinação deste imunizante no grupo de gestantes e puérperas. Neste momento, este grupo receberá apenas a vacina Coronavac.

Pfizer

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, confirmou a primeira remessa de doses da vacina Pfizer para Foz do Iguaçu. Os imunizantes chegaram na noite de terça-feira (18), em Curitiba, e depois serão distribuídos para Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Guarapuava, Colombo e São José dos Pinhais – além de Curitiba. Chegaram 39.780 doses no Paraná e ainda não foi definida a quantidade que será enviada para Foz.

“Tratamos da vinda da vacina Pfizer na semana passada com o governador Ratinho Júnior e o secretário Beto Preto. O governador autorizou a remessa das doses, até em função de que a cidade não atende os seus 258 mil moradores, mas sim os usuários do SUS num raio de 100 quilômetros, incluindo os moradores na fronteira paraguaia”, disse o prefeito Chico Brasileiro.

Foz do Iguaçu, segundo Chico Brasileiro, tem um impacto de um milhão de habitantes num raio de 100 quilômetros, o que inclui os brasileiros que moram de lá da fronteira. A cidade tem ainda mais de 450 mil usuários inscritos no SUS (Sistema Único de Saúde).

Freezer

Na primeira remessa da vacina norte-americana todos os imunizantes da Pfizer ficaram na capital paranaense, seguindo orientação do Ministério da Saúde. A segunda remessa foi distribuída entre Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.

Foz do Iguaçu vai receber doses da terceira remessa da Pfizer. O município tem condições de receber o imunizante graças à Unila, que cedeu um ultrafreezer à prefeitura. “As vacinas chegam em -20º e depois podem ser tiradas dessa temperatura e passar para uma geladeira comum, os imunizantes tem cinco dias de vida útil para ser aplicada, na temperatura de 2º à 8 graus”, disse Beto Preto.

Nesta quarta-feira (19) Foz recebeu 4.990 doses (D2) da vacina AstraZeneca, referente a 13ª e 14ª remessas. E mais 610 doses da CoronaVac (D1).