Cotidiano

Foz monitora 75 pontos estratégicos na fronteira

Foz do Iguaçu – No mês de dezembro, a Prefeitura de Foz do Iguaçu adquiriu 134 câmeras que serão utilizadas no videomonitoramento de 75 pontos estratégicos da cidade. As câmeras com conectividade via fibra ótica são modernas e garantem uma melhor resolução das imagens. Dos equipamentos, 80 serão câmeras fixas, 40 que filmam imagens em 360º e 14 que são capazes de fazer a leitura de placas de veículos. O sistema será operado por servidores municipais e agentes de segurança, que ficarão na Central de Monitoramento, na sede da Guarda Municipal.

O investimento é de cerca de R$ 3,8 milhões, recursos do Ministério da Justiça com contrapartida do Município.

O secretário de Segurança Pública de Foz do Iguaçu, Reginaldo José da Silva, destacou a importância da aquisição dos novos equipamentos: “A instalação das novas câmeras irá contribuir com o trabalho de segurança com inteligência da Guarda Municipal, e também vai facilitar a vida da população, quando necessitar de imagens de situações que ocorreram nas vias públicas, seja de um acidente de trânsito, furto ou até a identificação de uma pessoa que se encontra desaparecida”, disse.

Ontem, um grupo de trabalho formado por servidores da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP) e da Secretaria Municipal da Tecnologia e Informação (SMTI) se reuniu para definir um cronograma de instalação das câmeras. Os novos equipamentos se somarão as outras 120 câmeras que estão passando por consertos e atualização no sistema de conectividade.

Com os novos equipamentos, o Município terá até o fim deste ano 254 câmeras em pleno funcionamento por diversas regiões da cidade.