Saúde

Foz investiga 7 casos de possível reinfecção do novo coronavírus

Um novo ambulatório deve ser instalado para acompanhamento desses pacientes

Foz investiga 7 casos de possível reinfecção do novo coronavírus

Foz do Iguaçu – O Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu, pretende implantar, em até 30 dias, um ambulatório para o acompanhamento de pacientes recuperados da covid-19.

A nova estrutura visa prevenir e acompanhar possíveis complicações tardias da doença e também monitorar casos de reativação ou reinfecção do vírus. Atualmente, o hospital investiga sete casos de pacientes que, após a recuperação, voltaram a apresentar sintomas do novo coronavírus.

“A covid-19 vem se mostrando cada vez mais como uma doença sistêmica, cujas complicações agudas e tardias podem refletir em diferentes órgãos e sistemas do corpo. Dentre essas manifestações, merecem destaque as cardiovasculares, as neurológicas e as pulmonares. Algumas pessoas que já tiveram a covid-19 pensam que estão imunes e acabam não se cuidando mais. Elas acham que já estão protegidas. Existe a possibilidade de que esses casos sejam mais graves que a primeira infecção”, alerta o diretor técnico do Hospital Municipal, Fábio Marques.

“Estamos avançando no conhecimento sobre a doença e os possíveis casos de reativação/reinfecção nos mostram que é preciso redobrar os cuidados para prevenção do coronavírus e reforçar o acompanhamento dos pacientes recuperados, tanto para prevenir complicações quanto para monitoramento deles”, ressaltou Sergio Fabriz, diretor do hospital. 

O acompanhamento torna-se fundamental em virtude do aumento do número de casos graves e internações pela doença, principalmente entre idosos e doentes crônicos, mais suscetíveis a desenvolver as complicações da covid-19.

Ambulatório

A unidade deve contar com oito consultórios, que prestarão consultas médicas, fisioterápicas, psicológicas e de enfermagem, e áreas destinadas a exames cardiológicos, pulmonares, de assistência social e de reunião para pequenos grupos. Uma parceria com a Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) também disponibilizará parte dos equipamentos para a estrutura.

Os pacientes serão atendidos, cadastrados e acompanhados por consultas periódicas, cuja periodicidade dependerá da avaliação da equipe assistencial.