Saúde

Foz faz levantamento para vacinar pessoas acima de 60 em casa

O cadastro dos acamados pode ser feito pelo site da Prefeitura de Foz ou na unidade de saúde mais próxima dos cidadãos

Vacina, vacinação,seringa, covid 19
Vacina, vacinação,seringa, covid 19

A Prefeitura de Foz do Iguaçu está iniciando um levantamento sobre as pessoas com mais de 60 anos acamadas para que recebam a vacina contra a covid-19.

O cadastro dos acamados pode ser feito pelo site da Prefeitura de Foz ou na unidade de saúde mais próxima dos cidadãos. O objetivo é vacinar esse grupo nesta primeira fase da campanha, que contempla também os profissionais de saúde da linha de frente no enfrentamento ao coronavírus e já imunizou os idosos em instituições de longa permanência.

A responsável pelo programa de imunização do Município, Adriana Izuka, explica que são acamadas “aquelas pessoas que não se levantam para tarefas básicas, como banho ou necessidades fisiológicas. Todos os cuidados são oferecidos na cama”.

Foz do Iguaçu recebeu, ao todo, 5.653 doses de vacina (3.193 da Coronavac e 2.460 da AstraZeneca). O grupo prioritário para imunização, na primeira etapa, são os profissionais da linha de frente no enfrentamento ao coronavírus, idosos em instituições de longa permanência e pessoas acima de 18 anos com deficiências graves que moram em residências inclusivas.

Ainda não há data definida para o início de vacinação das pessoas acamadas, pois o Município depende do recebimento de novas doses dos imunizantes para as próximas etapas.

 

MPs pedem respeito aos grupos de risco

Os Ministérios Públicos Federal, Estadual e do Trabalho e as Defensorias Públicas da União e do Estado recomendaram às Secretarias Estadual e Municipal de Saúde que a campanha de vacinação obedeça todas as obrigações constitucionais, legais, administrativas e de natureza sanitária vigentes.

A recomendação é para que a vacinação no Paraná respeite rigorosamente os grupos de risco e de vulnerabilidade concebidos para a primeira etapa de seu processo.

Os órgãos pedem que a vacinação seja rigorosamente fiscalizada, incluindo-se trabalhos de auditoria e de verificações in loco e que as irregularidades detectadas sejam comunicadas aos MPs e às Defensorias.

São pedidos também a adequada conservação dos imunobiológicos contra a covid-19; publicidade e transparência a todas as etapas do processo de vacinação e a fim de assegurar e incentivar que a população receba as vacinas, e que não haja exigência irrestrita da realização de cadastro prévio em aplicativo ou outra plataforma. Para os autores da recomendação, tal condicionamento fere a universalidade, a gratuidade e o amplo acesso aos serviços de saúde.